POLÍTICA

Para senador, novo imposto não vai aumentar a carga tributária no país

Gisele Barcelos
Publicado em 17/07/2020 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 07:56
Compartilhar

Foto/Reprodução 

Senador Carlos Viana concedeu ontem entrevista à Rádio JM e falou sobre a reforma tributária

Em meio à resistência contra a proposta de reforma tributária que pode criar uma nova CPMF, o senador Carlos Viana (PSD) defendeu, em entrevista à Rádio JM ontem, que o novo imposto não representaria aumento da carga tributária. O parlamentar afirma que a medida seria uma compensação para que seja possível fazer a desoneração da folha de pagamento e estimular a empregabilidade.

Viana declarou ser a favor da criação da nova alíquota e argumenta que se trata de uma ação para buscar um equilíbrio tributário. "Eu sei que quando a gente fala de uma nova alíquota o pensamento é que estamos aumentando a tributação. Isso não é verdade. A alíquota de 0,2% que está sendo proposta vem para que a gente possa desonerar a folha de pagamento, ou seja, retirar a pressão da geração de empregos", manifesta.

Além disso, o parlamentar afirma que a alíquota proposta não incidiria sobre transferências bancárias, como era o caso da CPMF. A cobrança, segundo Viana, seria apenas sobre compras eletrônicas, inclusive transações feitas em sites estrangeiros. "O desconto não virá sobre todo o depósito, recebimento, nem sobre salário. Vai incidir sobre transação eletrônica. É uma alíquota sobre um comércio eletrônico que é cada dia o mais normal da nossa vida", salienta, manifestando que as operações feitas por cartão também precisam ser discutidas dentro da proposta.

Para o senador, a nova alíquota pode permitir avançar no sentido de reduzir a carga tributária sobre outros setores básicos. "Não é um imposto a mais, é começarmos a cobrar nas transações eletrônicas. Com isso, gente consegue desonerar a cesta básica, onde tem muito imposto, o que penaliza quem ganha até dois salários mínimos", alega.

Apesar da defesa feita pelo parlamentar, a possibilidade de criação da nova CPMF foi alvo de diversas críticas do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), nas últimas semanas.

Ele chegou a declarar que o Planalto seria derrotado se insistisse em criar a cobrança e até ameaçou lançamento campanha contra o imposto. Após a pressão, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda fatiar o projeto da reforma tributária para adiar a discussão quanto ao imposto sobre o comércio online.

Com isso, o governo federal enviaria ao Congresso agora somente a parte que prevê a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) federal, unificando o PIS e a Cofins. O texto deve ser enviado já na próxima semana à Câmara dos Deputados.

Taxar grandes fortunas não seria o melhor para reduzir a desigualdade

Questionado sobre incluir a taxação de grandes fortunas na proposta de reforma tributária, o senador Carlos Viana (PSD) avalia que é preciso encontrar fontes de receita para o Estado manter os programas de renda mínima para a população vulnerável. No entanto, Viana não considera que a tributação de grandes fortunas seria o melhor caminho. "Nos países onde isso aconteceu, as grandes fortunas foram embora. Uma pessoa pode mudar o domicílio fiscal do Brasil para qualquer outro lugar. Temos que tomar muito cuidado", ressalta. Segundo o parlamentar, alternativa para a construção da proposta de reforma tributária pode ser aumentar a tributação dos bancos e, também, das heranças em caso de valor alto de patrimônio.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por