ALTERNATIVA

Novo calendário eleitoral poderá trazer Tony Carlos e Almir Silva de volta ao rádio

Lídia Prata
Publicado em 01/07/2020 às 21:20Atualizado em 18/12/2022 às 07:31
Compartilhar

NOVOS PRAZOS

Agora é pra valer: o Congresso Nacional aprovou agora à noite a alteração do calendário eleitoral 2020. Com a mudança, o primeiro turno das eleições salta de 4 de outubro para 15 de novembro, e o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

Algumas datas foram reordenadas. Veja as principais:  Proibição de aparição de apresentadores ou comentaristas pré-candidatos em programas de rádio e TV foi alterada para o dia 11 de agosto (pela regra atual, esse prazo foi encerrado ontem, 30 de junho). Escolha dos candidatos pelos partidos e formação de coligações – de 31 de agosto a 16 de setembro (atualmente, 20 de julho a 5 de agosto). Prazo final para o registro de candidaturas salta para o dia 26 de setembro (seria 15 de agosto, pelas regras de hoje). Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet – 27 de setembro (hoje, 16 de agosto) Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno – 9 de outubro até 12 de novembro (pelas regras atuais seria de 28 de agosto a 1º de outubro) Divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos realizados – 27 de outubro (atualmente, 15 de setembro) Encaminhamento à Justiça eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos – até 15 de dezembro (calendário atual prevê a data de 14 de novembro) Diplomação dos candidatos eleitos – até 18 de dezembro (mesma data atual). Posse de prefeitos eleitos – 1º de janeiro de 2021 (mesma data prevista)

OLHA EU AQUI!!!

Ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Luiz Medina postou vídeo nas redes sociais se apresentando como pré-candidato a prefeito pelo MDB. O partido já conta com outros três nomes para a disputa majoritária: Luiz Dutra, Marcos Jammal e Robertinho Indaiá. Porém, no vídeo Medina explica a sua situaçã “Acredito que meu nome tenha sido lembrado devido a um grande trabalho que minha equipe fez ao longo desses anos, à minha vida que sempre levei com muito trabalho, muito estudo e realizações”. E arremata: “Espero contar com vocês nessa aceitação do meu nome”.

CACIFE PARA VICE?

Nos bastidores, os comentários dão conta que Medina usou o vídeo para se apresentar como pré-candidato a candidato a vice-prefeito, em provável dobradinha com Heli Andrade, o Grilo. Mas, ainda nessa condição, ele teria de desbancar os outros três postulantes à indicação do MDB prefeito.

PROCURA-SE

Por incrível que pareça, a maioria dos pré-candidatos a prefeito está perdendo o sono à procura de um ou uma vice. Isso mesmo. Embora “o” ou “a” vice não tenha poder de decidir uma eleição, se o nome não for bem escolhido pode até derrubar o cabeça de chapa. Não está fácil...

“EU NÃO!”

Nome dos sonhos da maioria dos pré-candidatos a prefeito, a ex-delegada da Receita Federal Márcia Moreno garante que não será vice de candidato algum. Não está sequer filiada a partido político.

NOVOS PRAZOS

Com a reabertura de prazos para desincompatibilização de interessados em disputar as eleições com o adiamento das eleições para novembro, não será surpresa se a delegada Sandra Wazir (PSDB) vier a ser novamente cotada para composição de chapa majoritária.

NA PAUTA

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde admitiu que o texto do “Decreto dos bares e restaurantes” não ficou suficientemente claro e será revisto esta semana. Alterações estão em estudo para um novo decreto, incluindo a possibilidade de venda e consumo de lanches em bares, padarias e cafeterias, como tem sido reivindicado pelo setor. O secretário Iraci Neto, no entanto, garantiu que o consumo de bebidas alcoólicas nos barzinhos e restaurantes não será autorizado tão cedo. O Comitê de Enfrentamento do Covid-19 entende que a bebida alcoólica é responsável por aglomerações e por alterações comportamentais importantes nas pessoas, podendo levar a atos de violência indesejáveis.

CADÊ O DINHEIRO?

Ao contrário do que está alardeado em outdoors espalhados pela cidade, o secretário Iraci Neto destaca que até agora não recebeu qualquer comunicado oficial de liberação de recursos para as ações de enfrentamento do coronavírus em Uberaba, a partir de emendas do deputado Janones. Muito menos os recursos. Por enquanto só a propaganda mesmo.

TEMPO PERDIDO

Algumas mudanças que vieram na esteira da pandemia têm tudo para ficar, como o delivery e as reuniões virtuais. Opinião é do presidente da Aciu, Anderson Cadima, para quem o empresariado local precisa ficar atento para essa nova realidade. E mais: o presidente da Aciu aconselha aqueles que estão em casa nesse momento a aproveitar o tempo para se qualificar. Ao retomar o processo de contratação de mão de obra, o empresariado estará mais exigente na seleção de pessoal. Portanto, quem não se aperfeiçoar para se adaptar aos novos tempos poderá ficar afastado do mercado de trabalho por muito tempo.

PRA INGLÊS VER

Banco do Brasil fez live na tarde desta quarta-feira para divulgar o Pronampe, nova linha de crédito destinada a socorrer micro e pequenas empresas brasileiras atoladas em dificuldades de sobrevivência por conta da pandemia. Mas dificilmente esses recursos a juros baratíssimos chegarão aos que mais precisam, pois o acesso ao crédito dependerá do atendimento a uma série de exigências, dentre as quais a apresentação de certidão negativa de débitos pela empresa. Cá pra nós: quem não está conseguindo manter as portas abertas vai estar com pagamento de impostos em dia???

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por