GERAL

Alunos da UFTM criam perfil no Twitter para expor beneficiários fraudulentos de cotas

Publicado em 05/06/2020 às 18:42Atualizado em 18/12/2022 às 06:52
Compartilhar

Imagem/Reprodução

Alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) usam página no twitter para denunciar casos de pessoas que se beneficiam do sistema de cotas injustamente.

Na descrição da conta, um link é disponibilizado para que as denúncias sejam feitas de forma sigilosa.

No questionário se pede o nome do aluno que supostamente fraudou o sistema de cotas, curso e o semestre de ingresso, foto, documento ou imagem equivalente que prove que o aluno utiliza indevidamente o sistema de cotas.

Imagem/Reprodução

Na página também são expostas a foto, curso e como o aluno se autodeclara.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou com contato com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que, por meio de nota, informou que o perfil em questão, embora se apresente com a logomarca da UFTM, “não possui qualquer vínculo oficial com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo de responsabilidade exclusiva de seus idealizadores”, e ainda que eventuais denúncias sobre quaisquer irregularidades devem ser realizadas nos canais competentes, por meio do Sistema de Ouvidorias..

“Desse modo, a UFTM reitera que não elaborou, colaborou ou autorizou a criação e o uso do nome da instituição em qualquer outro meio”.

Segundo a universidade, as denúncias realizadas pelos canais competentes são devidamente apuradas por meio de sindicância e demais mecanismos legalmente previstos.

“No que tange às denúncias relacionadas a possíveis fraudes no sistema de cotas para ingresso na UFTM, destacamos que a Universidade instituiu um grupo de trabalho para sindicância relativa aos termos de autodeclaração étnico-racial, designado pela Portaria nº 500, de 9 de maio de 2019”.

Segundo a instituição, o grupo de trabalho entrevistou todos os estudantes denunciados e emitiu parecer quanto à validação ou não do termo de autodeclaração, firmado no ato da matrícula.

“Àqueles estudantes que tiveram a autodeclaração invalidada, foi dada oportunidade de apresentar recurso para que fossem reavaliados por outros integrantes do GT. Quando o segundo parecer do Grupo de Trabalho acompanhou o parecer anterior, referente à invalidação da autodeclaração, a Reitoria providenciou o cancelamento da matrícula desses alunos”, explica.

Outra ação desenvolvida, segundo a universidade, foi convidar a comunidade para elaboração da resolução que dispõe sobre os procedimentos de verificação de termos de autodeclaração de candidatos autoidentificados pretos e pardos, além da criação da Comissão Específica de Verificação.

“Todo o trabalho foi desenvolvido em duas audiências públicas, com ampla participação da comunidade e resultou na publicação da Resolução nº10, de 22 de agosto de 2019, do Reitor da UFTM”.

A Universidade ainda esclarece que ofereceu curso para Formação de Comissões e Bancas de Heteroidentificação a qualquer interessado da comunidade. Os indivíduos que fizeram o curso participaram da composição da comissão e da formação das bancas de verificação.

“Os trabalhos da Comissão tiveram início para os ingressos de 2020, por meio de entrevistas de todos os candidatos que ingressaram nas vagas reservadas no momento da matrícula.Denúncias de casos anteriores foram apuradas e as medidas necessárias, adotadas, segundo legislação vigente e decisões da justiça”.

Por fim a universidade diz que “repudia qualquer prática fraudulenta, violenta ou caluniosa, ao mesmo tempo em que conclama a comunidade a apresentar as denúncias de possíveis irregularidades nos canais competentes, reafirmando seu compromisso pela construção de uma Universidade alinhada aos valores de uma sociedade ética e plural, sempre pautada nos princípios do Estado Democrático de Direito”.

De acordo com o setor de matrículas da UFTM em 2020, 15 alunos em Iturama e 170 em Uberaba se ingressaram pelas cotas e todos eles passaram pela banca de heteroidentificação.

Os canais oficiais da UFTM sã

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por