FALANDO SÉRIO

Presos liberados por causa da pandemia terão prazo estendido

Wellington Cardoso
Publicado em 14/05/2020 às 19:39Atualizado em 18/12/2022 às 06:21
Compartilhar

Atualizada às 22h15 do dia 14 de maio de 2020

Em causa própria

Assembléia Legislativa aprovou nesta quinta-feira projeto de lei que acentua privilégios em Minas: o governador incorrerá em crime de responsabilidade se atrasar o repasse do duodécimo da Casa, do Judiciário, do MP e da Defensoria Pública.

Sem atrasos

Categorias que não foram submetidas ao parcelamento de salários que vigiu por três anos para os servidores do Poder Executivo, incluídos os da Saúde, da Educação e da Segurança Pública.

Sem dinheiro público

Pré-candidato a vereador pelo PSD, Daniel Angotti considera imoral o uso de dinheiro público em campanha política e, novamente, recorre à “vaquinha virtual”. Foi o primeiro a fazer isso, ainda em 2018, quando disputou cadeira na Assembléia Legislativa.

O esperado

Com a “vaquinha virtual”, Daniel espera levantar R$ 20 mil para investir em sua campanha. “Muito pouco diante do que outros gastarão” – afirma.

Respiradores

O registro dos respiradores desenvolvidos em Uberaba pela Eletric Ink Indústria e Comércio já foi requerido ao Ministério da Saúde.

Pernas próprias

Com capacidade de produzir até 1.000 equipamentos por mês, a Eletric não conta com qualquer incentivo do governo do Estado. Caminha com as próprias pernas.

Colaboração

Segundo diretor da empresa, a rede de Saúde municipal se colocou à disposição para dar informações necessárias ao desenvolvimento dos respiradores.

Avançado

Diz Kamir Duarte que todo o projeto está em estágio avançado, incluindo os detalhes do produto que envolvem engenheiros e programadores de software.

Desespero

A pandemia aflorou no mundo a necessidade de respiradores e a carência deles levou à adoção de rígidos esquemas de isolamento social.

Bandidos soltos

Uberaba tem mais de quinhentos criminosos com mandados de prisão expedidos e não cumpridos por diferentes razões, incluído o paradeiro ignorado do procurado.

Não vingou

A possibilidade de se dar publicidade às fotografias de condenados ou procurados chegou a ser debatida, mas não prosperou diante de argumentos jurídicos.

Direitos

Há quem defenda que a exposição pública dessas pessoas pelo sistema de segurança contrariaria os direitos delas.

Reservas

E até informações sobre o andamento de inquéritos e processos têm sido evitadas em razão da lei do abuso de autoridade.

Receio

Homens públicos ainda batem cabeça sobre o alcance da medida, que protege um simples investigado, mas igualmente ampara o criminoso contumaz.

Contra radicais

Juiz federal Osmar Vaz, lotado em Uberlândia, deu um “puxão de orelhas” nos defensores radicais de medidas de enfrentamento à Covid-19. Prega diálogo.

Os dois lados

Acionado pelo MPF contra as agências bancárias, o magistrado abordou os dois lados das medidas extremas em discussão pelo país afora.

Têm razão

Se o isolamento social é arma contra o contágio em massa, evitando o colapso do sistema de saúde, seus reflexos na economia também são danosos – frisou em outras palavras.

Miopia

“Não existe solução única para o problema e a miopia no seu enfrentamento tem propiciado discussões estéreis e disfuncionais” – afirmou o juiz Osmar Vaz.

Na mídia

Segundo ele, a diversidade de caminhos propostos tem se transformado em trágicos espetáculos midiáticos, que confundem expressiva parcela da população.

Reprovação

O magistrado reprovou a judicialização de conflito de posições por falta de entendimento entre os atores.

Pilatos

Na falta de diálogo e, como Pilatos, estão transferindo as consequências disso para o Judiciário – destacou, citando a intervenção em filas de bancos, requerida pelo MPF.

Home office

E não deixou de mencionar o comodismo de quem, estando em home office ou tendo condições para ficar confinado, considere o isolamento social sem grandes consequências.

Decisão

E, por fim, determinou aos bancos que funcionem das 8h às 18h, inclusive aos sábados, priorizando o pagamento de benefícios sociais.

Cautelas

E que cuidem da higienização das instalações e do distanciamento de dois metros entre as pessoas nas filas.

Lotéricas

O decidido para Uberlândia e Araguari vale também para as lotéricas.

De fora

Em Uberaba inexistia ação semelhante até esta 5ª-feira.

Pijama

Um dos homens mais íntegros e competentes da Polícia Civil de Minas, o delegado Luís Antônio Blanco entra para o grupo dos aposentados.

Ato

Blanco é considerado aposentado a partir da última quarta-feira, conforme ato do chefe da Polícia Civil do Estado.

Foi erro

Presidente do PMN insiste ter sido um equívoco a filiação de Lerin no seu partido, sem que o ex-deputado pedisse. “E foi desfiliado no mesmo dia” – acrescenta Gleibinho.

Como?

Mas não está claro ainda como ocorreu esse engano, se um fala que não pediu a filiação e o outro confirma.

Prorrogação

Por não se saber até quando irá a pandemia, a Vara das Execuções Penais deve ampliar o período da prisão domiciliar de noventa e um apenados.

Contágio

Eles deixaram o presídio por força de portaria conjunta do TJ e Secretaria de Estado de Justiça, a pretexto de riscos de contágio do coronavírus.

Emergência

Com o prolongamento dos efeitos do decreto estadual de emergência, a juíza Letícia Castelo Branco deve decidir por mais 60 dias de prisão domiciliar.

Vencendo

Medida deve beneficiar, inicialmente, os condenados que têm os primeiros 60 dias vencendo no domingo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por