SAÚDE

Qual tosse deve gerar preocupação? Aprenda a identificar a causada pelo coronavírus

O vírus causa irritação nas vias aéreas e insuficiência respiratória, o que provoca a reação do organismo

Publicado em 13/05/2020 às 21:40Atualizado em 18/12/2022 às 06:18
Compartilhar

Você sabe quais são as características de uma tosse causada pelo novo coronavírus e quais as diferenças dela, se comparada à outras doenças? A Covid-19, causa nas vias respiratórias uma infecção que gera uma inflamação. A resposta do organismo ao estímulo vem em forma de uma tosse seca. A intensidade pode variar. Alguns pacientes podem ter em grande quantidade, enquanto outros podem apresentar pouco.

Ao contrário do que acontece com a pneumonia, que aumenta a produção de muco, na Covid-19 a tosse não tem esta expectoração. Especialistas explicam que o vírus atinge e inflama as vias aéreas e a primeira resposta do organismo é reagir à irritação com a tosse seca. A infecção causada pelo coronavírus dificulta a oxigenação do corpo e pode gerar quatro sintomas: febre, falta de ar, cansaço, além da tosse.

O pneumologista da faculdade de medicina do ABC, Franco Martins explica que para conseguir entrar na célula, o coronavírus se liga a um receptor chamado ECA-2 (enzima conversora da angiotensina 2). A enzima está presente em grande quantidade nas células pneumócito tipo II, que ficam nos alvéolos pulmonares. Com a inflamação, a troca de O2 por CO2 é comprometida e o indivíduo sente falta de ar e cansaço. A tosse seca é uma resposta do organismo para condição comprometida daquela região.

Já o professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Abrãoafirma que há outro tipo de acometiment o problema já nas primeiras vias aéreas é suficiente para o aparecimento do sintoma. “No meu modo de entender, a maior parte da tosse vem da irritação de faringe, tranqueia e brônquios. Existe a infecção sim das células com muito ECA-2 e isso causa baixa oxigenação, o que leva a pessoa para a necessidade de utilizar um respirador. O que gera a tosse é a irritação das vias aéreas”.

*Com informações da revista Veja

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por