GERAL

Que mundo os nascidos em 2020 irão conhecer?

Publicado em 11/05/2020 às 17:46Atualizado em 18/12/2022 às 06:12
Compartilhar

Quem deu ou ainda dará à luz este ano passa por um momento de grandes incertezas. Apesar da apreensão, as mães tentam esconder o medo de criar alguém em um mundo pandêmico. O desejo comum é proteger ao máximo os mais recentes habitantes deste novo planeta.

Em 25 de março, ainda no início do avanço do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde confirmava 2.433 casos de Covid-19 e 57 mortes pela doença. Na mesma data veio ao mundo Isabela Mena Contreras da Silva, filha de Marcimara de Souza da Silva, de 30 anos. Ainda sem conhecer o abraço de outros parentes, a pequena aproveita o colo e curte a distância a família que não tira os olhos dela um minuto.

A mãe conta que Isabela é fruto da história de amor com o chileno Miguel Mena Contreras, de 32, que veio para o Brasil em 2018, depois que os dois começaram a namorar. Marcimara teve de se conformar com o fato de o pai da bebê não poder estar do lado dela durante o parto, por prevenção diante da ameaça dos novo coronavírus.

Esperança

Em 22 de abril, a Covid-19 já havia se multiplicado e já contabilizava 45.757 casos e 2.906 mortes no Brasil. Foi naquela data que nasceu a segunda filha da paraibana Marilene da Silva, de 42. Mas para ela, a chegada da bebê, ainda internada no CTI, trouxe mais preocupação que a causada pela pandemia. “Ela nasceu com probleminha no coração, teve que usar aparelhos para respirar, teve probleminha nos rins, está precisando respirar por si própria e ainda não consegue... temos que esperar um pouquinho mais”, conta a mãe, que não perde a esperança um só minuto.

Novos cuidados

Ana Paula Barros de Souza, de 29, está grávida pela quarta vez e, mesmo não sendo mãe de primeira viagem, encarou com estranheza as recomendações durante o pré-natal. A expectativa da mãe é de que os casos de coronavírus diminuam até o nascimento da filha, que já tem nome – Yasmin Vitória – e deve chegar ao mundo até dia 16 deste mês. Ansiosa para a nova experiência, Ana Paula conta que a gestação dos outros filhos, que hoje têm 9, 7 e 3 anos foi bem diferente.

Primeiro filho

Tauane Marques de Oliveira, de 25, espera o primeiro filho e não para de aprender lições sobre ser mãe em meio à pandemia. Uma delas tem sido a de administrar a ansiedade. “Minha expectativa para a chegada do Davi Lucas está à flor da pele. Ter um filho é o sonho de toda mulher, e essas adversidades têm me ensinado inclusive cuidados básicos dentro de casa, que são muito importantes”, disse.

*Com informações O Estado de Minas

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por