RADAR

Encerrou na última sexta-feira a CES, maior feira de tecnologia do mundo

Publicado em 14/01/2019 às 06:10Atualizado em 17/12/2022 às 17:15
Compartilhar

 Frase de Caminhão

Vai dar certo, mas só quando você realmente acreditar nisso

O portuga barbeiro

Um português, depois de trabalhar arduamente cortando cabelo durante vinte anos, compra seu primeiro carro zero quilômetro e resolve dar uma volta pela cidade. Por onde ele passava, todos gritavam, diante de suas manobras pouco habilidosas no trânsit

– Ô, seu barbeiro…

Espantado, ele voltou pra casa correndo e diz para a mulher:

– Maria, fui estrear meu carro novo e fiquei admirado… Por onde eu passo todos me conhecem e me chamam.

Maria duvida da palavra do marido, então Manoel a convida para uma demonstração.

Após os primeiros quarteirões, começa a gritaria:

– Seu barbeiro, corno…

Espantada, Maria diz, de cabeça baixa:

– Eu acho que eles me conhecem também…

Inovações que mudam o mundo

Encerrou na última sexta-feira (11) a maior feira de tecnologia do mund a CES – Consumer Electronics Show. Realizada em Las Vegas (EUA), a CES foi também um grande showroom para novidades do mundo automotivo. Durante uma semana foram mostradas muitas inovações que vão facilitar o cotidiano dos habitantes do futuro e também diminuir as atividades dos motoristas dos próximos 20, 30 anos. Neste ano, a exposição foi marcada por carros voadores, veículos autônomos, sistemas de integração entre carros e atividades gerais do nosso dia a dia. A CES está revelando também que cada vez mais e mais, as montadoras estão mais preocupadas em criar softwares e módulos de convivência do que fabricar carro especificamente. O Sobre Rodas traz até você o que de mais importante pintou na CES em relação ao setor automotivo.

Para passear ou para trabalhar?

Um veículo que muda plataforma. Uma hora é veículo de passeio, outra hora é um veículo utilitário. A Mercedes apresentou um carro autônomo com visual totalmente inusitado. O Vision Urbanetic mostra como seria uma plataforma modular capaz de trocar a carroceria. Com isso, ele poderia ser um veículo para transporte de pessoas ou de carga, quando necessário. Olha o que ele pode fazer: o Vision Urbanetic pode levar até 10 palets cheios de mercadoria ou carregar confortavelmente 12 pessoas.

Um Anjo da Guarda Virtual

A Nissan levou para Las Vegas um assistente para o motorista. É como se um Avatar estivesse sentado no bando de trás do carro. A ideia da montadora é que, futuramente, o assistente-avatar possa ser uma pessoa real que será transportada virtualmente para a cabine do carro, como se fosse um holograma. O sistema chamado “Metaverse” é capaz de conectar de uma só vez, o carro, condutor e passageiros. Esse assistente é uma aposta da Nissan para ajudar o motorista com dicas de condução. O dispositivo mescla informações de sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem.

Cheirinho Agradável

Veja aonde a Kia quer chegar. A montadora levou para a CES uma tecnologia para deixar o ambiente dos carros autônomos mais agradáveis. O sistema chamado “Read Motion” busca perceber o que o motorista está sentindo, usando a inteligência artificial para fazer leitura facial, além de considerar os batimentos cardíacos e a temperatura corporal dos passageiros. Com base nesses dados, o carro pode esquentar ou resfriar a cabine e até mesmo mudar o cheiro do ambiente. Os ocupantes também podem alterar todos esses elementos por meio de gestos.

O carro que vira smartphone

Com painel totalmente digital e telas para os passageiros do assento traseiro, a Samsung mostrou na CES o "Digital Cockpit". Como um smartphone, o sistema de entretenimento e informações pode ser totalmente customizado de acordo com o gosto do usuário.

A inteligência artificial reconhece o passageiro (ou motorista) e ajusta bancos, temperatura e trilha sonora de forma automática conforme as preferências previamente estabelecidas.

Entre outras coisas, as telas oferecem opções para ligar os motores, mexer na potência do ar-condicionado, checar a quantidade de combustível, acessar e-mails, documentos e outros aplicativos móveis.

Todas essas funções podem ser automatizadas com os comandos de voz da assistente virtual Bixby, permitindo que o motorista faça tudo sem tirar as mãos da direção. Você pode usar para controlar eletrodomésticos enquanto ainda está no caminho para casa.

Quadrúpede inteligente

A Hyundai apresentou uma solução de veículo para trafegar em locais de difícil acesso – seu principal foco é o resgate de pessoas em desastres naturais. O Elevate, feito sobre uma plataforma modular para carros elétricos, pode rodar como um automóvel comum em estradas ou andar como um cachorro, por exemplo reproduzindo quatro pernas articuladas independentes.

Além do tráfego em terrenos altamente acidentados e escalada em paredes, ele pode ainda ajudar na mobilidade de deficientes, nivelando-se a alturas específicas para evitar escadas.

O capacete 'mais inteligente do mundo'

A CrossHelmet apresentou o X-1. Dotado de câmeras e sensores, ele reproduz a realidade aumentada para mostrar ao piloto tudo o que acontece nas laterais da motocicleta, deixando a visão limitada do capacete convencional no passado. Com isso, acidentes são evitados pela exclusão dos pontos-cegos. O equipamento, tido pela marca como o "capacete mais inteligente do mundo", também tem conexão bluetooth para que o piloto possa ouvir os comandos do navegador GPS.

A primeira Harley elétrica

A Harley-Davidson revelou mais detalhes do seu primeiro modelo elétrico, a LiveWire, que começa a ser vendida nos Estados Unidos em agosto. O preço já está definido para a pré-venda, que já começou: US$ 29.799.

A LiveWire é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em apenas 3,5 segundos, e possui autonomia de 177 km.

Além do modelo, a Harley também revelou conceitos de scooter e bicicletas elétricos.

Sem ruídos e sem barulhos

A tecnologia noise-canceling dos fones da Bose está chegando aos automóveis. Com nome de QuietComfort Road Noise Control, a invenção irá eliminar o barulho externo do veículo, deixando assim, todos os ocupantes do carro com quase nenhum ruído inconveniente.

A promessa do QuietComfort é zerar o barulho externo, se adaptando ao terreno onde o carro está passando e continuar eliminando os barulhos cada vez maiores emitidos pelo o avanço da idade do veículo.

A Bose disse ainda que está trabalhando em parceria com diversas montadoras para entregar esta novidade ao mercado o mais cedo possível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por