RADAR

Lelin diz que pedalar à noite exige calma e responsabilidade

Publicado em 07/07/2018 às 19:36Atualizado em 17/12/2022 às 11:19
Compartilhar

 Muitos acidentes com ciclistas têm acontecido no período noturno em Uberaba. Na semana passada, uma mulher morreu colhida pelo caminhão de lixo 

Uberaba é uma cidade escura. A deficiência de iluminação na maior parte das ruas da cidade já faz parte do cotidiano de reclamações feitas ao Jornal da Manhã e à Rádio JM. O prefeito Paulo Piau até que tem se esforçado iniciando a formatação de um edital para concessão da gestão do serviço de iluminação pública - “Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública” -, que pretende juntar o poder público e empresas interessadas, para desenvolver, modernizar e trazer eficiência e manutenção a todo conjunto luminotécnico da nossa cidade. Esta concessão vai distribuir R$ 790 milhões durante 30 anos de parceria. Até lá, pedestres, corredores de rua e principalmente os ciclistas têm sido jogados à própria sorte correndo riscos de atropelamento por onde passam.

Weller Ribeiro da Silva, proprietário da Lelin Bikes, explica que sua empresa sempre monta equipes de passeios para ciclistas experientes e iniciantes. Para ele, não tem nada melhor do que pedalar com segurança nestas noites de friozinho gostoso na cidade

EXEMPLOS

O Sobre Rodas acompanhou de perto a morte de uma ciclista de 37 anos que foi atropelada e veio a óbito no momento em que voltava para casa, no dia 3 de julho. Por volta de 23h15, Edna Batista de Souza transitava de bicicleta pela escura avenida Edilson Lamartine Mendes quando foi atropelada pelo caminhão de coleta de lixo, morrendo no local.

Outro acidente envolvendo ciclistas aconteceu no dia 28 de maio, quando 3 esportistas foram assaltados enquanto pedalavam na AMG 2595. Um ladrão armado com revólver exigiu que as vítimas colocassem as bicicletas na carroceria da caminhonete e sumiu tomando rumo ignorado.

SEMPRE EM GRUPO

Ainda neste ano de 2018 outros acidentes envolvendo ciclistas foram amplamente divulgados pelo Jornal da Manhã, quer em relação às ruas sem iluminação condizente, quer na falta de segurança que abrange boa parte das vias de nossa cidade. “Pedalar à noite exige experiência e conhecimento. É muito importante dizer que sempre é mais seguro passear em grupos do que sozinho”, explica Weller Ribeiro da Silva, da Lelin Bikes. “Temos em Uberaba inúmeros grupos de passeios com muita gente que está começando a pedalar”, explica. Para ele, pedalando em turma, o ciclista iniciante, além do apoio, vai aprendendo a pedalar cada vez melhor observando os mais experientes. Ele diz ainda que as lojas que vendem bikes, peças e equipamentos sempre organizam passeios. “Nesses locais é um bom começo para quem quer se entrosar com algum grupo do pedal”.

ADQUIRINDO EXPERIÊNCIA

Para Weller, uma boa dica é sempre pedalar por lugares conhecidos. “Faça trajetos que você conheça bem e que tenham ciclovias ou ciclofaixas disponíveis. Fazendo isso, você vai ficando confiante, além de permanecer sempre junto ao grupo sem se perder. Com o tempo, você vai adquirindo experiência e poderá explorar outros percursos”, esclarece. Outra dica do comerciante é não passear em horário de pico do trânsito principalmente nas grandes avenidas. “Muitos motoristas querem chegar rápido em casa e a via torna-se uma pista de corrida. Isso é um perigo para os ciclistas”, diz. 

SEGURANÇA

Nosso entrevistado ensina ainda que se o ciclista precisar descansar um pouco, ou consertar alguma coisa na bicicleta, deve parar em um lugar iluminado e movimentado, como um posto de gasolina por exemplo. “Leve sempre uma câmara de pneu reserva, para não ter que perder tempo remendando a que furou”, orienta. Outra dica é usar sempre roupas claras à noite. “Para aumentar ainda mais a segurança é bom colocar uma lanterna vermelha na parte de trás da bike e na parte dianteira usar uma lanterna com luz branca, ainda que não ilumine com eficiência a rua, mas você vai ficar bem mais visível para os carros e pedestres”, esclarece mais uma vez. 

MAIS SEGURANÇA

Em relação aos equipamentos, nosso entrevistado entende que além de fitas e coletes refletores, alguns equipamentos de segurança também são essenciais “tais como o capacete para proteger a cabeça, luvas para proteger as mãos em quedas e óculos, tanto de dia quanto de noite, pois eles evitam contato com poeira, partículas e vento”. Outra informação dada pelo empresário é que o ciclista tem por obrigação conhecer todas as leis do trânsito, como se fosse um motorista. “Entre outras coisas, não podemos andar na contramão, o nosso fluxo é sempre o da direita; não devemos pedalar sobre a faixa de pedestre; não andar sobre a calçada. Devemos lembrar que este veículo é parte do trânsito e por isso é preciso pedalar com segurança, andando sempre na defensiva”, finalizou Weller Ribeiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por