GERAL

Brasil assina acordos com a Tunísia nas áreas empresarial e de turismo

Segundo o Itamaraty, a Tunísia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras na África

Agência Brasil
Publicado em 21/07/2018 às 21:05Atualizado em 17/12/2022 às 11:40
Compartilhar

Em visita oficial à Tunísia, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, assinou nesta sexta-feira (20) acordos de cooperação nas áreas de turismo e empresarial. Segundo o Itamaraty, o chanceler discutiu com o ministro dos Negócios Estrangeiros tunisiano, Khemaïes Jhinaoui, as negociações de dois acordos na área econômico-comercial: o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia e o acordo de facilitação de investimentos.

Ao final do encontro, foi assinado acordo para a implementação de ações de cooperação na área do turismo, como capacitação profissional e promoção recíproca de destinos.

Paralelamente à visita, ocorreu a 8ª edição do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinou acordo com o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia, com o objetivo de promover e facilitar o intercâmbio de informações sobre o ambiente de negócios e os contatos entre empresários dos dois países.

Agenda bilateral

Aloysio Nunes Ferreira também foi recebido ainda pelo presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, pelo primeiro-ministro Youssef Chahed e pelo presidente da Assembleia de Representantes do Povo, Mohamed Ennaceur. “Nesse encontros, o ministro discutiu com os dirigentes tunisianos os principais temas da agenda bilateral, entre os quais formas de promover o incremento do comércio bilateral, que se encontra abaixo de seu potencial, e cooperação técnica nas áreas de agricultura e de programas de desenvolvimento social, com ênfase no Cadastro Único dos programas sociais do governo brasileiro”, diz, em nota, o Itamaraty;

Segundo o Itamaraty, a Tunísia é o sétimo principal destino das exportações brasileiras na África. A corrente de comércio bilateral no ano passado foi de US$ 337 milhões, com superávit brasileiro de US$ 286 milhões. De acordo com o ministério, o acordo bilateral de cooperação e facilitação de investimentos e acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Tunísia, que estão em negociação, representarão importantes vetores da aproximação econômica entre os dois países. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por