GERAL

Cuidados com a saúde bucal devem começar desde cedo, afirma dentista

Especialista lembra a importância de os pais levarem os filhos para consultas de rotina, o que pode prevenir problemas bucais

Letícia Morais
Publicado em 15/07/2018 às 09:47Atualizado em 17/12/2022 às 11:32
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

A cirurgiã-dentista Lariane Mendes orienta que até os seis meses é preciso limpar a boca do bebê com uma gaze ou fralda de tecido

Nunca é cedo para iniciar a higiene oral de uma criança. De acordo com a cirurgiã-dentista Lariane Mendes, a consulta de rotina faz com que nenhum procedimento seja assustador ou dolorido para a criança, já que ela crescerá acostumando-se e desenvolvendo um vínculo afetivo com o dentista. “O relacionamento da família e do profissional com o bebê será muito melhor, envolvendo um ambiente carinhoso”, garante a especialista.

Segundo Lariane, o dentinho de leite é de suma importância tanto quanto o permanente, além de ser o guia para a chegada dos permanentes. “Sem ele, a criança não conseguirá ter uma mastigação adequada”, explica.

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar cedo. Até os seis meses a especialista indica fazer a limpeza da boca do bebê com uma gaze ou fralda de tecido, seca ou umedecida na água filtrada, massageando a gengiva suavemente. “Muitas mães preferem a dedeira, que sempre que for utilizada deve ser lavada e esterilizada, guardando-a tampada”, explica. Ela acrescenta que existe um tipo de escova para cada faixa etária, que deve ser usada diariamente. “A mãe precisa fazer com que esse momento seja prazeroso, para que a criança não o veja como obrigação”, pontua.

Lariane Mendes ressalta a importância de escovar os dentes antes de dormir, momento mais propício para o desenvolvimento da cárie, especialmente nas crianças. Outro fator relevante é a alimentação da criança. “Muitas mães dão uma dieta cariogênica para os bebês. O ideal é demorar a introduzir alimentos açucarados para a criança”, indica, orientando que, quando a mamãe der a mamada noturna, deve enxaguar a boca da criança, mesmo que esta ainda não tenha dentinhos, para evitar desenvolver a cárie noturna, conhecida também como cárie da mamadeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por