GERAL

Apesar do assunto ser recorrente, existem muitos questionamentos em relação a menstruação

Para muitas mulheres, a chegada do período pré-menstrual é sinalizada pela alteração de humor, inchaço, sensibilidade e a temida TPM

NATALIA GALLUZZI
Publicado em 27/05/2018 às 12:25Atualizado em 17/12/2022 às 10:01
Compartilhar

Para muitas mulheres, a chegada do período pré-menstrual é sinalizada pela alteração de humor, inchaço, sensibilidade e a temida TPM. Embora a menstruação seja comum, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Para desmistificar possíveis conceitos errados sobre esse processo tão natural, a Ladysoft, marca pertencente ao grupo CMPC Melhoramentos voltada para cuidados femininos, desvenda as principais questões do período.

Quantos dias tem um ciclo de menstruação regular?

Geralmente, o ciclo menstrual ocorre entre um período de 21 a 35 dias, contando do primeiro dia de um ciclo ao primeiro dia do outro. No entanto, muitas mulheres têm menstruações que atrasam muito ou acontecem em curtos intervalos de tempo. Nessa situação, é preciso ficar alerta, pois pode ser sinal de várias doenças que, se não tratadas, podem trazer consequências graves à saúde.

De quanto em quanto tempo devo trocar o absorvente?

Tanto o interno quanto o externo devem ser trocados, em média, a cada duas ou três horas, ou quando estiverem cheios, dependendo do fluxo.

Menstruação pode causar anemia?

Apesar de raro, algumas mulheres podem ficar mais expostas a um risco de anemia. Além do fluxo intenso, períodos menstruais de longa duração (mais de sete dias) e curto intervalo entre os ciclos (menos de 24 dias) podem desencadear o problema.

Durante o período menstrual a prática de atividade física é recomendada?

Muita gente acredita que o melhor a fazer no período menstrual é descansar. No entanto, praticar exercícios ajuda no combate à cólica e aos sintomas indesejáveis da TPM, pois o corpo libera endorfina, uma substância que aumenta a sensação de bem-estar. Outro benefício de manter o corpo em movimento é a melhora a circulação sanguínea, que ajuda a amenizar contrações do útero.

Existe um melhor tipo de absorvente?

Não existe um tipo de absorvente que seja o melhor. Considera-se as características do absorvente, assim como o perfil do ciclo menstrual, as preferências e estilo de vida de cada mulher que o utilizará. No entanto, o produto não deve ser perfumado, pois esse item pode causar irritação, secura e ardência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por