GERAL

Metade dos adolescentes mineiros precisa receber a vacina contra HPV e meningite

Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues, lembra que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível do SUS

Publicado em 18/03/2018 às 08:58Atualizado em 16/12/2022 às 05:30
Compartilhar

Marcelo Prates/Hoje em Dia/Folhapress

Ministério da Saúde alerta que a vacinação de meninos e meninas ajuda a prevenir contra diversos tipos de cânceres

Ministério da Saúde está convocando adolescentes para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite. A preocupação é com as baixas coberturas vacinais. Em Minas Gerais, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 53,5% entre meninas de 9 a 14 anos e 53,7% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose. Além disso, devem se vacinar também contra meningite todos os adolescentes com idade entre 11 a 14 anos de idade.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, lembra que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS. “É importante para alertar sobre a necessidade da vacinação, esclarecendo o que é mito e boato, e informações verdadeiras, baseadas em estudos científicos”, observou a coordenadora.

Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3%. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país e os dados da pesquisa mostram que 37,6% dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Por isso, a coordenadora alerta que a cobertura vacinal contra o vírus HPV só está completa com as duas doses da vacina que ajuda a prevenir contra diversos tipos de cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.

Desde o ano passado, já foram vacinados 32% do público-alvo da campanha para a vacina meningocócica C. Para este ano, foram adquiridas 15 milhões de doses contra meningite. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo da campanha. Além de proporcionar proteção, a ampliação visa a alcançar o efeito da imunidade em cadeia, ou seja, promover a proteção indireta das pessoas não vacinadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por