GERAL

Fake news são motivo de preocupação, afirma presidente do IBGE

Publicado em 16/03/2018 às 09:37Atualizado em 16/12/2022 às 05:32
Compartilhar

Com a proximidade das eleições, as chamadas notícias falsas já são motivo de preocupação, inclusive para órgãos federais. É o caso, por exemplo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o presidente do IBGE, Roberto Olinto, as fake news dificultam ainda mais a organização de dados.

Além disso, o presidente do IBGE, chegou a dizer que o “excesso de opinião também afeta a estatística oficial, porque você tem que se contrapor, de certa forma, com um dado de confiança”. As declarações foram dadas durante palestra promovida pela Associação Nacional de Editores de Revistas, nesta quinta (15).

Outro tema levantado no encontro foi o uso de robôs em redes sociais, os chamados bots. Na visão do cientista da informação e perito digital José Milagre, é preciso que o usuário esteja atento a algumas características dessas máquinas que se passam por pessoas na internet. O especialista também alerta para o compartilhamento indiscriminado, principalmente em ano de eleições.

“Você vê hoje um número grande de perfis que não são pessoas, são robôs, são códigos automatizados que simulam pessoas em rede sociais para prejudicar ou enaltecer alguém. Ou mesmo para gerar aquele efeito manada, aquela chamada floodagem de opinião, em que você entra na rede social e pensa que todo mundo está falando bem de uma causa, de uma ideia, de uma pessoa ou que todo mundo está falando mal”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por