Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017, que aponta índice de satisfação do consumidor com as operadoras de celular e também outras empresas de telecomunicação. Foram feitas 62.133 entrevistas entre julho e dezembro de 2017.
Entre os planos pré-pagos, uma das operadoras melhores avaliadas foi a Algar, que opera no Triângulo Mineiro, parte de Goiás e São Paulo; ela está atrás apenas da Secomtel, que atual no interior do Paraná. Quando aos usuários de planos pós-pagos, foram eleitas como as melhores companhias a Porto Seguro, vendida em regiões de São Paulo e do Rio, e a Vivo, de abrangência nacional.
O serviço de telefonia móvel pós-paga foi o melhor avaliado no âmbito das telecomunicações e o único a apresentar melhora em todos os indicadores avaliados pelos consumidores em comparação ao ano anterior (2016). Foram analisadas a Algar, Claro, Nextel, Porto Seguro, Oi, Tim e Vivo. A Porto Seguro liderou o ranking, seguida pela Vivo e pela Tim. A Oi teve o pior rendimento tanto nos planos pré como pós-pago.
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O levantamento foi feito nas 27 unidades federativas do país e entrevistou apenas usuários acima de 18 anos cadastrados como pessoa física. No que tange às empresas de telefonia, o critério de participação era mínimo de 50 mil contratos ativos. Os entrevistados tiveram que avaliar seis indicadores de qualidade, atribuindo notas na escala de zero a 10.
Satisfação e Qualidade Percebida 2017 - Pré-Pago
Indicadores
Algar
Claro
Oi
Secomtel
Tim
Vivo
Média
Satisfação Geral
7,41
6,92
6,66
7,71
6,82
6,88
6,83
Oferta e Contratação
7,49
6,84
6,47
8,08
6,84
6,76
6,76
Funcionamento
7,02
7,14
6,75
7,09
6,88
7,18
6,98
Recarga
7,62
6,84
6,62
8,18
6,81
6,61
6,76
Canais de Atendimento
7,88
7,12
6,45
8,38
6,98
6,78
6,89
Atendimento telefônico
7,25
6,32
5,58
7,85
6,20
5,37
5,97
Capacidade de resolução
5,71
5,35
4,63
6,53
5,46
5,18
5,24
Satisfação e Qualidade Percebida 2017 - Pós-Pago
Indicadores
Algar
Claro
Nextel
Oi
Porto Seguro
Tim
Vivo
Média
Satisfação Geral
7,04
7,00
7,02
6,20
8,32
7,16
7,26
6,99
Oferta e Contratação
7,38
6,85
7,05
6,06
9,01
7,34
7,09
6,95
Funcionamento
6,73
7,05
7,43
6,44
7,97
6,95
7,34
7,01
Cobrança
7,66
7,32
6,85
6,39
9,17
7,68
7,29
7,26
Canais de Atendimento
7,93
7,04
7,08
6,31
8,88
6,89
7,10
6,91
Atendimento telefônico
7,42
6,25
6,10
5,29
8,71
6,13
5,97
5,99
Capacidade de resolução
6,50
6,11
6,17
5,42
8,09
6,24
6,38
6,11