GERAL

Anatel divulga ranking de operadoras de telefonia móvel do Brasil

O levantamento foi feito nas 27 unidades federativas do país e entrevistou apenas usuários acima de 18 anos cadastrados como pessoa física

Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 16/12/2022 às 05:32
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Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017, que aponta índice de satisfação do consumidor com as operadoras de celular e também outras empresas de telecomunicação. Foram feitas 62.133 entrevistas entre julho e dezembro de 2017.

Entre os planos pré-pagos, uma das operadoras melhores avaliadas foi a Algar, que opera no Triângulo Mineiro, parte de Goiás e São Paulo; ela está atrás apenas da Secomtel, que atual no interior do Paraná. Quando aos usuários de planos pós-pagos, foram eleitas como as melhores companhias a Porto Seguro, vendida em regiões de São Paulo e do Rio, e a Vivo, de abrangência nacional.

O serviço de telefonia móvel pós-paga foi o melhor avaliado no âmbito das telecomunicações e o único a apresentar melhora em todos os indicadores avaliados pelos consumidores em comparação ao ano anterior (2016). Foram analisadas a Algar, Claro, Nextel, Porto Seguro, Oi, Tim e Vivo. A Porto Seguro liderou o ranking, seguida pela Vivo e pela Tim. A Oi teve o pior rendimento tanto nos planos pré como pós-pago.

Aproveite e acesse o Portal de Planos para comparar os melhores planos das principais marcas.

O levantamento foi feito nas 27 unidades federativas do país e entrevistou apenas usuários acima de 18 anos cadastrados como pessoa física. No que tange às empresas de telefonia, o critério de participação era mínimo de 50 mil contratos ativos. Os entrevistados tiveram que avaliar seis indicadores de qualidade, atribuindo notas na escala de zero a 10.

Satisfação e Qualidade Percebida 2017 - Pré-Pago

Indicadores

Algar

Claro

   Oi   

Secomtel

  Tim 

Vivo

Média 

Satisfação Geral

7,41

6,92

6,66

7,71

6,82

6,88

6,83

Oferta e Contratação

7,49

6,84

6,47

8,08

6,84

6,76

6,76

Funcionamento

7,02

7,14

6,75

7,09

6,88

7,18

6,98

Recarga

7,62

6,84

6,62

8,18

6,81

6,61

6,76

Canais de Atendimento

7,88

7,12

6,45

8,38

6,98

6,78

6,89

Atendimento telefônico

7,25

6,32

5,58

7,85

6,20

5,37

5,97

Capacidade de resolução

5,71

5,35

4,63

6,53

5,46

5,18

5,24

Satisfação e Qualidade Percebida 2017 - Pós-Pago

Indicadores

Algar

Claro

Nextel

 Oi 

Porto Seguro

Tim 

Vivo 

Média 

Satisfação Geral

7,04

7,00

7,02

6,20

8,32

7,16

7,26

6,99

Oferta e Contratação

7,38

6,85

7,05

6,06

9,01

7,34

7,09

6,95

Funcionamento

6,73

7,05

7,43

6,44

7,97

6,95

7,34

7,01

Cobrança

7,66

7,32

6,85

6,39

9,17

7,68

7,29

7,26

Canais de Atendimento

7,93

7,04

7,08

6,31

8,88

6,89

7,10

6,91

Atendimento telefônico

7,42

6,25

6,10

5,29

8,71

6,13

5,97

5,99

Capacidade de resolução

6,50

6,11

6,17

5,42

8,09

6,24

6,38

6,11

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