GERAL

Cemig divulga orientações para evitar acidentes em obras com a rede elétrica

Cemig orienta profissionais da construção civil de Uberaba quanto à prevenção de acidentes com a rede elétrica...

Geórgia Santos
Publicado em 22/02/2018 às 22:30Atualizado em 16/12/2022 às 06:09
Compartilhar

Cemig orienta profissionais da construção civil de Uberaba quanto à prevenção de acidentes com a rede elétrica. Estão sendo realizadas palestras e visitas em lojas de materiais de construção e escolas, além de orientação dos profissionais da construção em canteiros de obras. Durante o ano todo a Cemig realiza ações para orientação e neste momento o foco é a construção civil, uma vez que é um setor que está sujeito a acidentes com a rede elétrica, que, quando acontecem, são de alta gravidade.

A localização da rede elétrica deve ser observada ao se iniciar uma obra. De acordo com o engenheiro da Cemig Valter Hugo Vieira Faria, essa atenção deve ser redobrada quando é necessário instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. “É fundamental observar a localização da rede elétrica para que os serviços sejam realizados com segurança”, explica.

As obras que oferecem maior risco são aquelas realizadas na mesma altura da rede de média-tensão, como a reforma de telhado e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. Aqueles que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de alumínio ou de outros materiais condutores de eletricidade também devem ser cautelosos. “A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivos, para impedir a queda de nível para trabalhos em altura, também é indispensável”, destaca o engenheiro.

De acordo com Valter, durante as abordagens, além das orientações, estão sendo distribuídos materiais impressos com dicas e cuidados a serem observados durante a reforma e construção de obras civis. “Começamos esse trabalho na terça-feira e o envolvimento dos trabalhadores é interessante. Ficam atentos durante as palestras e depois adotam as medidas indicadas”, afirma. Para finalizar, vale ressaltar que, para evitar esse tipo de acidente com a rede elétrica, Valter Hugo alerta que apenas profissionais qualificados devem ser contratados para a execução de obras.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por