GERAL

Uberaba tem cerca de 25 mil doadores de medula óssea

Segundo Ilídio Antunes, 30% dos casos de doação são inviabilizados devido ao cadastro desatualizado dos inscritos

Letícia Morais
Publicado em 17/12/2017 às 10:27Atualizado em 16/12/2022 às 08:06
Compartilhar

 Foto/Jairo Chagas

Segundo Ilídio Antunes, 30% dos casos de doação são inviabilizados devido ao cadastro desatualizado dos inscritos

Até quinta-feira, dia 21, ocorre a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea. O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital de Clínicas da UFTM, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, destaca que, em Uberaba, há 18 anos é desenvolvido, diariamente, o projeto Vida pela Vida.

Atualmente, o número de doadores inscritos no município está em aproximadamente 25 mil, mas muitos não atualizam o cadastro no Hemocentro de Uberaba, o que é prejudicial aos receptores, haja vista a impossibilidade de encontrar os doadores em função da desatualização de seus dados.

O coordenador destaca que a doação de medula óssea é feita em vida e a cirurgia é um procedimento simples. Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. “O interessado pode procurar o Hemocentro, que funciona todos os dias, e assinar um termo de consentimento. São retirados cerca de 10 ml de sangue para uma série de exames, inclusive verificar a identidade genética. Depois, o material é enviado para Cadastro Nacional de Medula Óssea, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), e fica sob sigilo”, explica.

Segundo o Inca, a doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral e requer internação por um mínimo de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana, conforme preconiza o Instituto. Ilídio Antunes ressalta que, havendo receptor compatível, o doador será convidado a uma nova avaliação clínica com todas as despesas de hospedagem e viagem pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Se estiver tudo bem, ele vai realizar o procedimento e salvar uma vida”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por