GERAL

Asma é uma das principais causas de internação entre crianças e idosos

A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, que provoca estreitamento da passagem do ar nos pulmões, dificultando a respiração

Publicado em 22/10/2017 às 10:16Atualizado em 16/12/2022 às 09:38
Compartilhar

Reprodução

A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, que provoca estreitamento da passagem do ar nos pulmões, dificultando a respiração. Ela pode aparecer em pessoas de toda idade e em qualquer época do ano. Segundo a pediatra especialista em alergia e imunologia Priscila Moraes, a asma é uma das principais causas de internação entre crianças e idosos. A doença não tem cura, mas tem controle, permitindo vida normal a seus portadores.

No caso da asma alérgica, o organismo cria anticorpos contra os agentes agressores, sendo que os mais comuns são os ácaros presentes na poeira, pelos de cães e gatos e fungos. Já a asma não alérgica pode ser provocada por estímulos externos, como fumaças e cheiros fortes. “Os principais sintomas da asma são chiado, tosse, falta de ar, aperto no peito e cansaço aos esforços. Esses sintomas variam de intensidade ao longo do tempo, dependendo de fatores desencadeantes. Como aliados no combate à asma existem os broncodilatadores na bombinha”, comenta. Entre os idosos, crises de tosse, falta de ar ao menor esforço e despertares noturnos são sinais de alerta.

Para amenizar os sintomas da asma, é fundamental manter-se longe do cigarro. “Se você fuma e seu filho tem asma, evite fumar perto da criança ou dentro de casa; se você tem certa idade e sofre com ela, é bom parar de fumar. Casa limpa, boa ventilação e exposição solar ajudam a renovar o ar e diminuir a chance de mofo. Prefira passar pano úmido ao invés de varrer a casa. Aspiradores de pó com filtro de água ou filtro HEPA são melhores para reter ácaros e é importante manter a vacinação em dia”, indica a médica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por