GERAL

Exército e Aeronáutica investem mais de R$ 4 milhões na agricultura familiar

Chamadas públicas serão voltadas para a compra de alimentos em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás

Publicado em 24/09/2017 às 12:02Atualizado em 16/12/2022 às 10:17
Compartilhar

Foto/Reprodução/ Rafael Zart/MDS

Recursos serão aplicados na compra de itens como frutas, legumes, polpa de fruta, arroz, café, queijo, geleias, pães e bolos

Quatro chamadas públicas do Exército e da Aeronáutica vão destinar R$ 4 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A operação vai ocorrer no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Os recursos serão aplicados, sobretudo, na compra de itens como frutas, legumes, polpa de fruta, arroz, café, queijo, geleias, pães e bolos. As propostas de fornecedores podem ser enviadas até quarta-feira (27).

Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos, a medida assegura produtos de melhor qualidade as Força Armadas. “Esse tipo de compra é mais uma oportunidade para movimentar a economia local. Os alimentos são frescos, de qualidade e produzidos perto de onde serão consumidos”, afirmou.

As chamadas públicas são voltadas para organizações de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e dos demais povos tradicionais que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Modalidade. Na Compra Institucional, os agricultores familiares conseguem comercializar, de forma simplificada, seus produtos. O modelo fortalece a agricultura familiar e promove o acesso da população à alimentação de qualidade. Para os órgãos, é a oportunidade de receber produtos típicos da região, frescos e diversificados, colaborando com o desenvolvimento local.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por