Entre os meses de janeiro e maio de 2017 o Brasil registrou 782.244 tentativas de fraude. O número é equivalente a uma ocorrência a cada 16,8 segundos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Serasa Experian.
De acordo com o relatório, o setor da telefonia foi o mais visado, com 38,6% dos casos. Nesse tipo de golpe, os criminosos utilizam de forma indevida os documentos dos consumidores para abrir contas de celulares ou então comprar aparelhos. Segundo a Serasa, esse golpe na telefonia abre as portas para outras fraudes, com valores maiores.
Normalmente, os bandidos compram telefones para conseguirem um comprovante de residência. Dessa forma, eles abrem contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
Na segunda colocação do ranking dos mais afetados está o setor de serviços, com 29,8% das tentativas de fraude. Em terceiro estão os bancos e financeiras com 23,9% de participação, acompanhados do varejo, com 47.452 tentativas e participação de 6,1%. Segundo os dados da Serasa, os demais segmentos representaram 1,6% do total.
Somente no mês de maio 164.988 tentativas de fraude foram aplicadas em todos os segmentos no país, representando aumento de 19,7% em relação a abril do mesmo ano, quando o indicador apontou 137.856 tentativas. Na comparação de maio de 2017 x maio 2016, os dados indicam crescimento nas tentativas de 12,3%.