GERAL

Médico fala sobre os sintomas do câncer bucal e como evitá-lo

O câncer bucal, o sexto mais comum no mundo, representa um grande problema de saúde pública

Publicado em 23/07/2017 às 23:45Atualizado em 16/12/2022 às 02:12
Compartilhar

O câncer bucal, o sexto mais comum no mundo, representa um grande problema de saúde pública. Quando não diagnosticado e tratado precocemente apresenta alta morbidade e mortalidade. Ele é representado em 90% pelo carcinoma epidermoide (ou espinocelular) e os outros 10% por neoplasias mesenquimais e de glândulas salivares. O problema acomete principalmente o sexo masculino e idade superior aos 40 anos, também podendo afetar pacientes mais jovens.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial, Bruno Chagas, sua causa é multifatorial, onde múltiplos agentes ou fatores etiológicos atuam conjuntamente na carcinogênese bucal. “Os fatores de risco associados ao aparecimento do câncer bucal incluem agentes extrínsecos como fumo, álcool e radiação ultravioleta; e intrínsecos como estados sistêmicos ou generalizados, como desnutrição geral. Alguns alimentos são considerados como agentes protetores, como tomate, cenoura, alface e alimentos que contenham betacaroteno em geral. Lesões bucais, com mais de duas semanas, precisam ser levadas a sério, pois pode não ser uma simples afta”, alerta.

A prevenção deve envolver o diagnóstico precoce, podendo ocorrer por meio de campanhas de rastreamento, autoexame bucal e controle dos fatores de risco associados ao surgimento e desenvolvimento de câncer bucal. “O autoexame deve ser realizado por todas as pessoas independentemente da idade, já que as neoplasias malignas ou benignas podem acometer qualquer idade. O exame é rápido e fácil de ser realizado e auxilia na detecção de qualquer alteração bucal, seja ela patológica ou não”, reforça Chagas.

O tratamento do câncer bucal é baseado no tamanho da lesão, nas condições de saúde do paciente e na classificação TNM. A terapêutica a ser implantada é usualmente excisão cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, que podem ser utilizadas concomitantes e/ou associadas. A abordagem cirúrgica inclui a remoção de todo o tecido maligno e normal adjacente. “O tratamento dentário prévio às diversas terapias instituídas visa minimizar os efeitos secundários advindos das mesmas”, finaliza Bruno Chagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por