Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
17/07/2017

Cigarro, lcool e HPV aumentam risco de cncer de cabea e pescoo

Compartilhar:

A prevenção ao tabaco, a bebidas alcoólicas e ao papilomavírus (HPV) faz parte do alerta do julho verde, mês em que são reforçadas as campanhas contra o câncer de cabeça e pescoço. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido de câncer de laringe e cavidade bucal em 2015, de acordo com o levantamento mais recente.

Os tumores do câncer de cabeça e pescoço manifestam-se em lesões na boca, na faringe, na laringe e na tireoide. Não são classificados nessa modalidade de câncer os tumores no cérebro e nos olhos. Segundo Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C. Camargo, a automedicação e a falta de diagnóstico correto fazem com que de 70% a 80% dos pacientes cheguem ao médico com a doença em estado avançado.

Os sintomas do câncer incluem lesões brancas ou vermelhas, feridas, caroços, incômodo para engolir, rouquidão, dor e desconforto, com duração maior que duas semanas. “São sintomas que se confundem com doenças comuns. No caso da doença comum, em duas semanas os sintomas desaparecem, com ou sem tratamento. O câncer vai se tornando cada vez pior, os sintomas só se agravam. Aí deve despertar a atenção, 15 dias é o ponto chave”, esclarece o médico.

No caso de doença avançada, os sintomas são dor, sangramento, perda de dentes e perda de peso. O diagnóstico precoce traz mais chances de cura ao paciente. Há 20 anos, a taxa média de cura era 50%. Atualmente, com o aumento do diagnóstico precoce e os tratamentos mais modernos, o índice subiu para 65% a 70%. Os tumores de tireoides têm ainda mais sucesso, com taxa de cura superior a 90%.

A taxa de incidência apurada no país este ano pelo Inca mostra que homens são os mais afetados por esse tipo de câncer. Para o câncer de laringe, foram 6.360 novos casos de homens e 990 casos em mulheres. O câncer da cavidade oral afetou 11.140 pacientes masculinos e 4.350 mulheres.

Prevenção. Evitar os principais fatores de risco, como o cigarro, são a mais importante forma de prevenção. Segundo o médico, os diversos componentes químicos da combustão do tabaco, com forte potencial cancerígeno, afetam a boca, a garganta e a laringe. A ingestão de bebidas alcoólicas é outro fator prejudicial. O terceiro fator de risco é o HPV, que pode ser transmitido para a boca por meio de sexo oral ou até pelo beijo. Segundo o médico, outras questões como dieta pobre em frutas e verduras também aumentam os riscos.

Tratamento. A cirurgia ou a radioterapia podem ser o tratamento nos estágios iniciais. Com o avanço do câncer, a quimioterapia ou a combinação das terapias também passam a ser indicadas. Kowalski destaca que a cirurgia, nos tempos atuais, deixou de ter caráter mutilador. “Temos mídia assistida, laser, robótica e técnicas mais refinadas de reconstrução. Hoje, conseguimos retirar os tumores sem deixar sequelas significativas para o paciente, o sucesso do tratamento melhorou muito”, destaca.

Fonte: Agência Brasil



OUTRAS NOTCIAS


Ateno viajantes: Anac reajusta tarifas de embarques para 2018 (16/01)
Varejo farmacutico cresce 12,86% de janeiro a novembro de 2017 (16/01)
Varejo de calados espera alta de 3% nas vendas em 2018, diz Ablac (16/01)
94,36% dos trabalhadores sacaram abono salarial de 2015; saiba como funciona o benefcio (16/01)
Anvisa aprova novas regras para exposio de cigarros em locais de venda (16/01)
Aumenta a oferta de emprego na indstria brasileira, diz CNI (16/01)
OAB oferece intercmbio na Inglaterra para advogados brasileiros (16/01)
MEC libera mais de R$ 78 mi para pagamento do salrio-educao em MG (16/01)
Carreiras ligadas s mdias sociais esto em alta em 2018 (16/01)
Pente-fino nos benefcios pagos pelo INSS j cortou 226 mil auxlios-doena (16/01)
Vagas em aberto no pas tm salrios de at R$ 16.620,46; confira oportunidades (16/01)
Ministrio da Agricultura abre consulta pblica sobre alimentao animal (16/01)
Saiba como se candidatar a uma bolsa do ProUni em 2018 (16/01)
Nova ferramenta permite cobrar melhor atendimento em servios pblicos (16/01)
Governo de Minas Gerais assina pacto para Gesto Integrada da Bacia do Rio Grande (15/01)
Proibio de testes em animais para cosmticos em Minas vetada por Pimentel (15/01)
Obesidade cresce entre usurios de planos de sade, diz pesquisa (15/01)
Confiana do consumidor fecha 2017 estvel, mostra indicador do SPC Brasil (15/01)
Inscries para o ProUni comeam dia 6 de fevereiro (15/01)
Governo recorre ao Supremo contra deciso sobre privatizao da Eletrobras (15/01)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Aps anunciar que o IPVA poderia ser parcelado somente na capital, Detran/MG estendeu a forma de pagamento ao interior, inclusive Uberaba, que tem dois postos credenciados. Voc pretende aproveitar e parcelar o pagamento?






JM FORUM
PMU conseguiu financiamento para construir viaduto na rotatria do Parque Fernando Costa e o edital dever ser lanado em breve. Contudo, a obra divide opinies. Voc acredita que o viaduto trar benefcios prticos ao trnsito no local?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018