Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
17/07/2017

Cigarro, lcool e HPV aumentam risco de cncer de cabea e pescoo

Compartilhar:

A prevenção ao tabaco, a bebidas alcoólicas e ao papilomavírus (HPV) faz parte do alerta do julho verde, mês em que são reforçadas as campanhas contra o câncer de cabeça e pescoço. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido de câncer de laringe e cavidade bucal em 2015, de acordo com o levantamento mais recente.

Os tumores do câncer de cabeça e pescoço manifestam-se em lesões na boca, na faringe, na laringe e na tireoide. Não são classificados nessa modalidade de câncer os tumores no cérebro e nos olhos. Segundo Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C. Camargo, a automedicação e a falta de diagnóstico correto fazem com que de 70% a 80% dos pacientes cheguem ao médico com a doença em estado avançado.

Os sintomas do câncer incluem lesões brancas ou vermelhas, feridas, caroços, incômodo para engolir, rouquidão, dor e desconforto, com duração maior que duas semanas. “São sintomas que se confundem com doenças comuns. No caso da doença comum, em duas semanas os sintomas desaparecem, com ou sem tratamento. O câncer vai se tornando cada vez pior, os sintomas só se agravam. Aí deve despertar a atenção, 15 dias é o ponto chave”, esclarece o médico.

No caso de doença avançada, os sintomas são dor, sangramento, perda de dentes e perda de peso. O diagnóstico precoce traz mais chances de cura ao paciente. Há 20 anos, a taxa média de cura era 50%. Atualmente, com o aumento do diagnóstico precoce e os tratamentos mais modernos, o índice subiu para 65% a 70%. Os tumores de tireoides têm ainda mais sucesso, com taxa de cura superior a 90%.

A taxa de incidência apurada no país este ano pelo Inca mostra que homens são os mais afetados por esse tipo de câncer. Para o câncer de laringe, foram 6.360 novos casos de homens e 990 casos em mulheres. O câncer da cavidade oral afetou 11.140 pacientes masculinos e 4.350 mulheres.

Prevenção. Evitar os principais fatores de risco, como o cigarro, são a mais importante forma de prevenção. Segundo o médico, os diversos componentes químicos da combustão do tabaco, com forte potencial cancerígeno, afetam a boca, a garganta e a laringe. A ingestão de bebidas alcoólicas é outro fator prejudicial. O terceiro fator de risco é o HPV, que pode ser transmitido para a boca por meio de sexo oral ou até pelo beijo. Segundo o médico, outras questões como dieta pobre em frutas e verduras também aumentam os riscos.

Tratamento. A cirurgia ou a radioterapia podem ser o tratamento nos estágios iniciais. Com o avanço do câncer, a quimioterapia ou a combinação das terapias também passam a ser indicadas. Kowalski destaca que a cirurgia, nos tempos atuais, deixou de ter caráter mutilador. “Temos mídia assistida, laser, robótica e técnicas mais refinadas de reconstrução. Hoje, conseguimos retirar os tumores sem deixar sequelas significativas para o paciente, o sucesso do tratamento melhorou muito”, destaca.

Fonte: Agência Brasil



OUTRAS NOTCIAS


Injeo mensal contra HIV pode substituir tratamento dirio, diz estudo (24/07)
Maioria dos consumidores conectados j fez compras pela internet, diz pesquisa (24/07)
Ateno concurseiros: esto abertas inscries para mais de 16 mil vagas em todo o pas (24/07)
Concesses das rodovias brasileiras esto em situao emergencial, alertam especialistas (24/07)
Corte de verbas pode atrapalhar emisso da carteira de trabalho (24/07)
FMI rebaixa crescimento econmico da Amrica Latina e Caribe (24/07)
Gasolina pode ficar mais cara ainda (24/07)
Volkswagen colaborou ativamente com a ditadura brasileira, diz imprensa alem (24/07)
Projetos culturais tero apoio de R$ 12 mi do BNDES at dezembro (24/07)
Inscries para o Fies comeam nesta tera (24/07)
Dores no corpo aumentam durante o inverno (23/07)
Mdico fala sobre os sintomas do cncer bucal e como evit-lo (23/07)
Para especialista, depresso ps-parto pode estar associada aos hormnios (23/07)
Brasil primeiro a aderir a banco de vacinas contra febre aftosa na Amrica Latina (23/07)
Campanha #SouNegraE marca Dia Internacional da Mulher Negra, celebrado nesta tera (23/07)
Mega-Sena acumulada promete pagar 78 milhes neste sbado (22/07)
Governo mantm projeo de crescimento do PIB (22/07)
Ministrio vai investir R$ 8,5 milhes na modernizao da fiscalizao trabalhista (22/07)
Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre (22/07)
Passaportes comeam a ser produzidos a partir de segunda-feira (24) (22/07)




Boulevard Mall Edson Prata - novo
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Durante o inverno, normalmente as aes de combate ao Aedes aegypti perdem fora. Voc continua fazendo a sua parte?







JM FORUM
Durante o inverno, normalmente as aes de combate ao Aedes aegypti perdem fora. Voc continua fazendo a sua parte?Uberaba est de volta ao Mapa de Turismo de Minas Gerais. Na sua opinio, a conquista trar benefcios ao municpio?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017