GERAL

Confiança do comerciante volta a ficar positiva após dois anos

Pesquisa revela que empresário do setor do comércio está mais confiante em relação à economia

Publicado em 27/04/2017 às 10:48Atualizado em 16/12/2022 às 13:44
Compartilhar

Com o avanço das reformas econômicas, a confiança na economia voltou a ser positiva para o setor de comércio. Em abril, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 2,1% em relação ao mês anterior e atingiu 102,3 pontos. Com isso, passou a figurar na chamada zona de avaliação positiva – quando o indicador supera 100 pontos – pela primeira vez desde fevereiro de 2015.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador avançou 27,7%, a décima alta consecutiva nessa base de comparação. Segundo o relatório, o desempenho positivo foi impactado por aumento em todos itens que integram a confiança do comerciante.

A percepção dos varejistas em relação às condições atuais da economia (+6%), o desempenho do comércio (+7,2%) e a condição da própria empresa (+4,2%) estiveram entre os principais itens responsáveis pela alta da confiança. A parcela dos comerciantes que avaliam a situação atual da economia como negativa recuou 2,9 pontos percentuais em relação ao mês passado.

Diante dessa avaliação, o subíndice que mede as expectativas do empresário do comércio também melhorou, avançando 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na visão de 82,1% dos entrevistados, a economia irá melhorar nos próximos meses, percentual acima dos 79,9% verificados em março.

 Fonte: Portal Brasil, com informações da CNC

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por