GERAL

Em um mês, Receita local já recebeu 26,3 mil declarações do IRPF

Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal, Sizenando Ferreira, a quantidade de declarações está dentro da média histórica deste período

Geórgia Santos
Publicado em 28/03/2017 às 07:12Atualizado em 16/12/2022 às 14:21
Compartilhar

Neto Talmeli

Sizenando Ferreira, delegado-adjunto da Receita Federal, diz que o movimento está dentro da expectativa

Depois de quase um mês de iniciado o prazo para declaração do Imposto de Renda, apenas 20% de contribuintes de Uberaba já apresentaram suas explicações ao Leão. Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, a quantidade de declarações está dentro da média histórica deste período.

Conforme os dados repassados pela Receita Federal, até a manhã de ontem (27) a delegacia já havia recebido 26.306 declarações, o que corresponde a 21% das declarações esperadas. Quanto a Uberaba, foram entregues cerca de 13 mil declarações, e segue a média de 21% de declarações realizadas.

“Das cerca de 26 mil declarações que a delegacia já recebeu, 15.260 têm o direito a restituição, isto é, mais da metade poderá contar com esse dinheiro no segundo semestre. Os demais contribuintes não devem receber porque terão imposto a pagar ou não têm imposto induzido. Além disso, é importante ressaltar que alguns contribuintes já se encontram em malha fiscal. De todos que já fizeram a declaração, 1.300 estão retidos”, explica Sizenando, ao lembrar que o principal motivo da malha fiscal deste ano são rendimentos que o contribuinte omite na declaração, por exemplo, ele possui uma fonte de renda, o emprego formal, e além disso recebe aluguel ou renda por ser autônomo e esquece de declarar esse valor. Outro motivo que, normalmente, leva à malha fina é a omissão na declaração dos rendimentos dos dependentes, isto é, ele informa o dependente na declaração, mas se esquece de declarar os rendimentos desta pessoa.

“Sobre a quantidade de declarações feitas até o momento, não há nada de diferente dos anos anteriores. Acredito que até o fim do mês vamos atingir 30% de declarações e o restante - 70% - deverá ser transmitido no mês de abril, com o movimento mais intenso nas duas últimas semanas para o fim do prazo”, revela o delegado-adjunto. O último dia para enviar a declaração do Imposto de Renda é 28 de abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por