GERAL

Ginecologista alerta que Clamídia pode causar infertilidade em homens e mulheres

Relações sexuais sem o uso do preservativo no carnaval podem aumentar o número de casos de Clamídia

David Tschaikowsky
Publicado em 26/02/2017 às 20:42Atualizado em 16/12/2022 às 14:56
Compartilhar

A prática sexual sem o uso do preservativo pode ser um risco para a fertilidade. A Clamídia, doença sexualmente transmissível (DST) que na maior parte das vezes age sem provocar sintomas, causa infecções que podem afetar a fertilidade futura, prejudicando a capacidade reprodutiva de homens e impedindo mulheres de engravidar quando desejarem.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o ginecologista Agnaldo Viana, de Salvador, explica que em 75% dos casos a clamídia não apresenta sintomas. “A pessoa que tenha relação sem camisinha, principalmente neste período de carnaval, corre um risco maior de desenvolver a infertilidade. A bactéria infecta o colo do útero da mulher, que, se não descoberta e tratada precocemente, pode subir para o útero e chegar às trompas. Se causar a inflamação das trompas, a doença pode criar um quadro de salpingite e ‘detonar’ as trompas. Caso não seja tratado e a mulher contraia, por exemplo, a doença durante a gravidez, o quadro pode levar ao aborto. Já para os homens, a clamídia pode afetar a próstata”, alerta o especialista em reprodução humana.

Atualmente, a Clamídia é responsável por, aproximadamente, 15% dos casos de infertilidade feminina e 10% dos casos de infertilidade masculina, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de provocar a infertilidade, conforme publicação da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a Clamídia está associada a outros possíveis problemas gestacionais, como aborto, a morte do feto ainda no útero da mãe (natimorto) e infecção intrauterina.

O tratamento da DST é realizado por meio de antibióticos, porém, quando a doença avança provocando infecções que obstruem a passagem dos espermatozoides e óvulos, é preciso avaliar o tratamento de forma personalizada para superar a infertilidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por