GERAL

Saúde faz programação de orientação e prevenção de DST’s

Durante a programação, aproximadamente 10.000 preservativos serão distribuídos

Publicado em 17/02/2017 às 11:09Atualizado em 16/12/2022 às 15:06
Compartilhar

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está com uma iniciativa de prevenção e orientação quanto as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, visto a proximidade do carnaval. Durante a programação, aproximadamente 10.000 preservativos serão distribuídos.

Hoje (17), a equipe do CTA visitará boates, casas de prostituição, casa de massagem e abordagem na rua com os profissionais do sexo disponibilizando preservativos e orientações sobre as DSTs.

“Como este ano não haverá carnaval, o CTA está com essa programação antecipada amanhã à noite e na próxima semana teremos uma unidade móvel de testagem rápida de HIV”, explica Robert Boaventura de Souza, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

No próximo dia 21, a equipe do CTA estará em frente a uma concessionária, na Avenida Marcus Cherém, das 19h à 0h com a Unidade Móvel de Coleta para a realização da testagem rápida para o HIV, que é uma proposta do Ministério da Saúde, Projeto Fique Sabendo. Durante o período de carnaval, a unidade móvel de testagem permanecerá ficará nessa localidade.

Uma das estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia das DST’s é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. Nestas ações são utilizados testes rápidos, que fica pronto em cerca de 30 minutos, sendo necessária apenas uma gota de sangue. O diagnóstico precoce é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de doenças, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por