Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
17/02/2017

Portaria do Procon define formas de afixao de preos

Compartilhar:

 O presidente da Fundação Procon/Uberaba, Rodrigo Mateus, baixou portaria que dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor. As regras são fundamentadas na Medida Provisória 764/2016, que trata da diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

Foram levados em consideração que compete ao Procon criar instrumentos para o aperfeiçoamento permanente das ações de proteção e defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais dos consumidores; e que é direito básico do consumidor receber a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem, dentre outros.

A portaria estabelece que o preço dos produtos ou serviços expostos à venda, no interior dos estabelecimentos ou em vitrines, deve ser o preço à vista. Se houver desconto para pagamentos em espécie, deverá constar ainda o valor total à vista em espécie, com o respectivo percentual de desconto concedido. Porém, se houver parcelamento ou outorga de crédito, como financiamento, deverá constar o valor total a ser pago, o número, periodicidade e valor das prestações; os juros e os eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento.

Já os produtos ou serviços expostos à venda dentro dos estabelecimentos ou em vitrines devem ter a etiqueta afixada diretamente no produto, com sua face principal voltada ao consumidor, com a finalidade de garantir a pronta visualização do preço, sem que seja necessário solicitar a intervenção do comerciante.

Configuram infrações ao direito básico do consumidor à informação adequada e clara sobre os produtos, previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e na Lei Federal 10.962/04, puníveis por meio de processo administrativo: utilização de letras cujo tamanho não seja igual ou dificulte a percepção da informação, considerada a distância normal de visualização do consumidor; expor produtos cuja etiqueta (ou placa) possuam a mesma cor de fundo dos números e letras; e utilizar de caracteres apagados, rasurados ou borrados.

E ainda: informar apenas do valor da parcela, obrigando o consumidor a fazer o cálculo do valor total; utilizar de referência (código) que deixe o consumidor em dúvida no momento da consulta; atribuir preços distintos para o mesmo item; expor informações escritas na vertical ou em outro ângulo que dificulte sua percepção; expor somente o valor à vista em espécie; e recusar a conceder o desconto constante na oferta.

O texto completo da portaria está na edição do jornal oficial Porta-Voz de quarta-feira (dia 15), no site www.uberaba.mg.gov.br.



OUTRAS NOTCIAS


Convocados para reviso de benefcios do INSS tm at hoje (21) para agendar percia (21/05)
Minas Gerais cria 23.563 vagas com carteira assinada em abril (21/05)
Denatran suspende pagamento de multas com carto de crdito ou dbito (21/05)
Em protesto pelo aumento do diesel, caminhoneiros param diversas rodovias no pas (21/05)
Veja o que especialistas dizem sobre remoo de contedo na internet (21/05)
Avana na Cmara projeto que acaba com a revista ntima em presdios (21/05)
Pedidos de aposentadoria por telefone e internet comeam hoje (21/05)
Estudantes tm at quarta-feira para pagar taxa de inscrio no Enem (20/05)
Mega-Sena acumula, e prximo prmio pode chegar a R$ 6,5 milhes (20/05)
Produo de caf deve chegar a 58 milhes de sacas em 2018 (20/05)
Com alta do dlar, brasileiros devem optar por turismo interno (20/05)
Facebook condena ataques a agncias brasileiras de checagem de dados (20/05)
Tempo gasto em computadores afeta bem-estar de jovens, diz pesquisa (20/05)
Estudo aponta possibilidade de cura para a calvcie (20/05)
TCU suspense contrato do MS para autoteste do HIV (20/05)
Empresas devem ficar atentas aos cuidados com a sade do trabalhador (20/05)
Avanos na medicina diminuem impactos de sintomas nas mulheres com endometriose (20/05)
Novo convnio permitir que brasileiros usem nota do Enem em Portugal (19/05)
Feiro Caixa 2018 movimenta o mercado imobilirio em Minas Gerais (19/05)
Ministrio da Sade lana campanha para doao de leite materno (19/05)




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018