GERAL

Dor de cabeça pode ser sinal de problemas na coluna

O fisioterapeuta Júlio César Ribeiro trabalha com o método de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA)

Publicado em 22/01/2017 às 11:09Atualizado em 16/12/2022 às 15:35
Compartilhar

Foto/Divulgação

O fisioterapeuta Júlio César Ribeiro trabalha com o método de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA)

Nem sempre dor de cabeça insistente é sinal de enxaqueca. Com sintomas semelhantes, a dor de cabeça causada por problemas na coluna pode ser confundida com a cefaleia. Má postura, desvios na coluna e aumento da tensão muscular devido ao cansaço e ao estresse podem originar fortes e constantes dores de cabeça.

Para o diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), Júlio César Sousa Ribeiro, se a dor aumenta com o movimento da cabeça ou com o aumento da sensibilidade na nuca, pode indicar algum problema, mas é importante procurar um profissional para o diagnóstico correto.

Levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que cerca de 80% da população mundial passa por um episódio de dor nas costas ou problemas na coluna durante a vida. Segundo dados da Previdência Social, somente no primeiro semestre do ano passado, mais de 24 mil trabalhadores foram afastados de suas funções por esse motivo, ou seja, 269 por dia. No Brasil é a maior causa de afastamento do trabalho.

Há quatro anos, Júlio investe no Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral de Uberaba. Ele trabalha com o método de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA), que mescla técnicas de terapia manual com mesas de tração, compressão e descompressão, exercícios de estabilização vertebral e pilates terapêutico.

O fisioterapeuta explica sobre a importância dos hábitos saudáveis para prevenir problemas. “Sempre mantenha a postura com as costas eretas, durma na posição correta, não sobrecarregue a coluna com peso, evite forçar o pescoço para baixo durante o uso do aparelho celular, drible o estresse e pratique atividades físicas regularmente”, orienta Júlio César.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por