POLÍTICA

Divergência de números: PMU diz que Justiça Federal usou casos da região para mostrar diferença

Gisele Barcelos
Publicado em 15/06/2020 às 20:43Atualizado em 18/12/2022 às 07:06
Compartilhar

Prefeitura afirma que divergência em números apontada pela Justiça Federal se deve à inclusão de dados referentes a pacientes de outras cidades da região. Em nota divulgada ontem, a administração municipal posiciona que o boletim epidemiológico oficial inclui apenas casos de pessoas residentes em Uberaba.

Na semana passada, a Justiça Federal apontou que o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na cidade poderia ser bem maior do que os dados oficiais divulgados pela Prefeitura. Uma planilha apresentada pelo juiz federal indicava que Uberaba já teria ultrapassado o total de 300 casos positivos no fim de maio. Entretanto, o relatório do governo municipal informava que a cidade só atingiu esse patamar no dia 8 de junho, quando foi divulgado boletim com 338 pacientes com diagnóstico confirmado para Covid-19.

Segundo a nota da Prefeitura, os dados epidemiológicos devem ser tratados minuciosamente e por profissionais técnicos e qualificados da área de saúde. O texto informa que o boletim diário compila apenas os resultados de pessoas residentes em Uberaba porque "são os casos mais importantes e de interesse do município e ao monitoramento epidemiológico".

Ainda conforme a nota, os números apresentados pela Justiça Federal se referem aos dados de Uberaba e região, incluindo os resultados de exames de pacientes de outras cidades.

"Assim, obviamente, estará divergindo do Monitoramento Diário divulgado pela PMU, que se refere apenas aos casos de Uberaba", continua o texto. A nota também argumenta que outro fator para a divergência é a duplicidade na realização de exames, pois algumas pessoas têm feito exames em mais de um local. De acordo com a Prefeitura, essa informação foi repassada previamente à Justiça.

Além disso, a administração esclareceu que a Covid-19 é uma doença de notificação compulsória e a Secretaria Municipal de Saúde segue uma metodologia para o processamento correto dos dados epidemiológicos. "O Departamento de Vigilância Epidemiológica processa os dados e faz o lançamento dos resultados nas datas correspondentes aos dias das coletas (início da sintomatologia) e não no dia em que eles são divulgados nos boletins informativos. Há, portanto, um “delay” natural entre data de coleta, data do resultado e lançamentos retroativos dos casos. E é exatamente por isso a importância de se ter profissionais capacitados para análise das informações", acrescenta o comunicado.

Por fim, a nota oficial critica a Justiça Federal e afirma que a "Prefeitura repudia veementemente qualquer tipo de tentativa de disseminar desinformação à sociedade uberabense, ainda mais quando praticada por pessoas ou órgãos que deveriam primar pela divulgação de dados estritamente verídicos".

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por