Protocolos sanitários foram estabelecidos para 15 segmentos turísticos, incluindo hotéis, agências, parques temáticos e estabelecimentos do ramo de alimentação
O Ministério do Turismo divulgou esta semana os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A expectativa é que a adoção das medidas contribua para a recuperação do turismo nacional ao atender às novas exigências de segurança e higiene para prevenção da Covid-19, dando confiança ao turista e minimizando os impactos da pandemia no setor. Leia Mais: Turismo pós-pandemia: comece pelo Brasil
Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros. Só poderão solicitar o selo de boas práticas empreendimentos e prestadores de serviço que estiverem em dia com o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). No caso de hotéis, por exemplo, a lista de exigências inclui: a organização dos balcões de recepção com linha de distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros entre clientes; o uso de máscaras ou Face Shield pelos recepcionistas; a redução da quantidade de móveis como sofás em áreas comuns; e disponibilizar álcool a 70% em locais estratégicos. Para solicitar o selo, o estabelecimento deve conferir no site destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, a empresa preenche a autodeclaração informando atender os pré-requisitos determinados e será encaminhado para uma página onde pode realizar o download do certificado para impressão. O selo é totalmente gratuito e deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O certificado conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. O viajante poderá dar nota ao estabelecimento e também realizar denúncias em caso de descumprimento das normas, o que poderá resultar em revogação do selo. De acordo com as informações do Ministério do Turismo, será feito um ranqueamento dos empreendimentos conforme a avaliação dos turistas. Trimestralmente os melhores qualificados serão divulgados até mesmo para instigar a concorrência para melhorar os serviços. A criação do selo de boas práticas é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que visa preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Apesar de somente 15 segmentos turísticos estarem sendo trabalhados inicialmente, o Ministério do Turismo posicionou que os protocolos podem ser ampliados a qualquer momento dentro da proposta de retomada. Veja também: Turismo será retomado em Monte Verde com restrições de ocupação e higiene *Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.