CIDADE

Saúde já realizou mais de 1.600 testes do pezinho em 2020

Publicado em 06/06/2020 às 21:56Atualizado em 18/12/2022 às 06:55
Compartilhar

Entre janeiro e maio de 2020, 1.601 testes do pezinho foram realizados em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No último sábado (6), foi celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, não houve ação nas ruas, mas o exame segue ocorrendo normalmente.

No mesmo intervalo de 2019, foram feitos 1.530  exames. Em todo o ano de 2019, foram 3.581 exames. O ideal é que o teste obrigatório seja realizado entre o 3º e 5º dia de vida.

Conhecido popularmente como “Teste do Pezinho”, o teste de triagem neonatal é coletado de forma gratuita em toda rede pública de saúde de Uberaba e protocolado no Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O exame identifica seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Trata-se de uma estratégia de diagnóstico precoce de extrema importância para a população, coordenada tecnicamente pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – NUPAD, órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPAD/FM/UFMG), por meio do Programa Estadual de Triagem Neonatal.

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê precisa fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por