SAÚDE

Psicóloga alerta para doenças físicas e emocionais do home office

Segundo Priscila Brito, muitas pessoas sentem dificuldade em gerir fronteiras das relações de trabalho e vida pessoal por ambas estarem em um mesmo espaço físico

Larissa Prata Ciabotti
Publicado em 23/05/2020 às 10:56Atualizado em 18/12/2022 às 06:34
Compartilhar

Arquivo Pessoal

Priscila Brito explica que não conseguir estabelecer limites é o grande problema desencadeado pelo home office

Como você está lidando com o home office? Quando a quarentena começou, muitos comemoraram o fato de poder ficar no conforto de seus lares. Mas o tempo foi passando e, com ele, crescendo o despreparo emocional e técnico que o confinamento nos impôs. O estresse, a angústia e diversos outros sentimentos acabam sendo ensurdecedores no silêncio do isolamento social.

“Nossa sociedade, em sua maioria, está acostumada a uma rotina que indica que estar na empresa é sinônimo de trabalho e estar em casa, sinônimo de lazer e descanso. Com esse novo formato, muitos sentem dificuldade em gerir as fronteiras das relações do trabalho e da vida pessoal, que agora estão inseridas no mesmo espaço físico”, explica a psicóloga Priscila Brito.

A transição da noite para o dia trouxe consequências emocionais e físicas. Como resposta, o corpo e a mente manifestam sentimentos que vão desde estafa mental, estresse, ansiedade, insegurança e desconfiança a síndromes como a de Burnout, que tem como característica um estado de tensão emocional e estresse crônicos, provocado pelo desgaste no trabalho.

Priscila Brito alerta para o grande problema da coisa: a falta de limites. “Muitos relatam que têm hora certa para entrar no trabalho, mas que o mesmo não acontece no fim do expediente. Sem dizer que muitos conseguem se desconectar na hora certa, mas não conseguem bater ponto emocional, o que leva o indivíduo a continuar sua tarefa mesmo estando em seu momento de descanso”, analisa.

Por fim, Priscila destaca que doenças psicossociais e ocupacionais já estavam em ascensão antes mesmo de sermos obrigados a lidar com o home office. “Cada vez mais nos esquecemos dos limites necessários em todo tipo de relação. O excesso vem produzindo indivíduos adoecidos fisicamente e psicologicamente, não apenas no trabalho, mas na vida.”

Dicas para um home office mais produtivo e saudável:

1. Faça uma programação do seu dia na noite anterior; tenha por perto uma agenda e anote todas as informações essenciais para aquele dia.

2. Agende as reuniões com antecedência, planejando as pautas a serem discutidas e as envie para quem for de interesse.

3. Descanse, dê um intervalo entre uma atividade e outra sempre que possível.

4. Entenda que essa situação é passageira, por isso desenvolva a resiliência até que ela passe.

5. Respeite seus limites e horários, mesmo não estando na empresa.

6. Tenha um espaço para trabalhar.

7. Cuide da sua saúde mental, faça exercícios de respiração, ouça músicas relaxantes e, se sentir que isso não está colaborando, busque ajuda profissional.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por