GERAL

Cientistas produzem tecido capaz de eliminar Sars-CoV-2 em minutos

Publicado em 23/06/2020 às 21:34Atualizado em 18/12/2022 às 07:20
Compartilhar

Foto/RUVID

Uma inovação em forma de tecido é capaz de inativar o vírus Sars-CoV-2. Conforme os cientistas que desenvolveram a tecnologia, o material eliminou 99,9% em até dois minutos. Além dos testes para avaliar a atividade antiviral, antimicrobiana e fungicida, o tecido também foi avaliado para que os cientistas se certificassem de que haviam eliminado qualquer risco de causar problemas dermatológicos.

O item é feito de uma mistura de poliéster e algodão (chamada polycotton) e contém dois tipos de micropartículas de prata impregnadas em sua superfície. O produto foi feito pela empresa Nanox, apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com os pesquisadores, as micropartículas de prata podem ser aplicadas a qualquer tecido composto por uma mistura de fibras naturais e sintéticas. Também foi testada a capacidade de inativação do novo coronavírus pela prata embutida na superfície de outros materiais, como filmes plásticos ou polímeros flexíveis, semelhantes aos usados em máscaras.

Os cientistas agora irão avaliar a duração do efeito antiviral das micropartículas do tecido. Em testes relacionados à propriedade antibacteriana, o material foi capaz de controlar fungos e bactérias mesmo após 30 lavagens. A equipe de pesquisa espera que a atividade antiviral seja mantida pelo mesmo tempo.

A empresa já registrou o pedido de patente e afirma segundo Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox já existem "alianças com empresas e fábricas dos setores têxtil, plástico e de polímero que o utilizarão na produção e comercialização de máscaras protetoras e roupas hospitalares”.

*Com informações da Revista Galileu

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por