GERAL

Golpe no WhatsApp promete tratamentos dentários gratuitos

Só em Minas, a fraude já atingiu 6.755 pessoas, segundo a empresa de segurança virtual PSafe

Publicado em 23/07/2019 às 18:09Atualizado em 17/12/2022 às 22:46
Compartilhar

Mais um golpe disseminado pelo WhatsApp tem feito milhares de vítimas em Minas e no Brasil. Desta vez, a promessa é de tratamentos dentários gratuitos supostamente por meio do programa "Brasil Sorridente", do governo federal. Só no Estado, a fraude já atingiu 6.755 pessoas, segundo a empresa de segurança virtual PSafe. A intenção dos criminosos é roubar dados dos usuários.

O Ministério da Saúde já reconheceu que o conteúdo viral é falso. “Para ser atendido pelo programa, não é necessário envio de informações pessoais”, frisou a pasta, que reforçou a gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso quer dizer que toda a população em território nacional tem direito à assistência em saúde bucal, portanto não é necessário fazer cadastro por telefone, por aplicativo ou link enviado por WhatsApp e não há pré-requisitos para atendimento no programa”, enfatiza em comunicado o ministério.

Para não cair em ataques como esse, os especialistas da PSafe afirmam que é essencial tomar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro. Além disso, é importante ficar atento a promessas muito vantajosas ou preços muito abaixo do valor original, pois há grande probabilidade de ser um golpe.

Já o Ministério da Saúde reitera, em comunicado, que, "caso receba essa solicitação de cadastro, não forneça seus dados e procure denunciar às autoridades competentes. Para saber do programa 'Brasil Sorridente', acesse o site oficial do Ministério da Saúde". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por