GERAL

Mais de 3,3 milhões de carros no Estado estão com a documentação irregular

A apresentação do CRLV, que é documento de porte obrigatório, será cobrada durante fiscalização, que começa em agosto

Raiane Duarte
Publicado em 23/07/2019 às 16:56Atualizado em 17/12/2022 às 22:46
Compartilhar

Documento de porte obrigatório, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019 começará a ser exigido durante fiscalização. A exigência entra em vigor a partir de primeiro de agosto para veículos com placas com finais 1 a 5 e 31 de agosto para placas 6 a 0. Ainda há aproximadamente mais de 3,3 milhões de veículos com a documentação irregular em Minas Gerais.

O documento é recebido apenas por quem quitou IPVA, DPVAT, multas, Taxa de Licenciamento, dentre outras pendências. Esses débitos atingem cerca de 33% da frota de 9 milhões de automóveis no Estado.

A não regularização da situação é passível de multa ao motorista, sem prejuízo de outras sanções, como apreensão do veículo. Segundo explica a delegada de Trânsito de Uberaba, Sandra Wazir, “implica em apreensão do veículo e multa, tem que estar com o documento regularizado para transitar e colocar o veículo em circulação”.

Motoristas serão cobrados pela polícia para apresentar o certificado. O condutor flagrado em situação irregular comete infração gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa de R$ 293,47. O vencimento do imposto terminou em 20 de março para todos os veículos. A multa por atraso é de 0,15% ao dia.

Em Uberaba a Polícia Rodoviária Estadual já começou a fiscalizar os veículos. Segundo o comandante da PRE, Major Mauro Elias, a fiscalização resulta até na diminuição de acidentes.

“Nós temos tido um aumento de 3,5% (no número) de acidentes. Então a gente tem desenvolvido algumas operações e uma dessas é a fiscalização de condutores e veículos que passam pela rodovia. Dessa forma, trabalhamos até na diminuição desses acidentes, que é importante para gente”, explica o major.

Regularize

Para que o motorista fique com a situação regularizada, o proprietário deve emitir as guias no site, nas repartições ou nas UAIs. O pagamento deve ser feito nos caixas eletrônicos ou guichês dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Sicoob, Mercantil do Brasil e casas lotéricas. É necessário apresentar o Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por