GERAL

Sites contam se seus dados já vazaram na internet. Confira!

Não é possível impedir que hackers tenha acesso aos seus dados, mas você pode evitar alguns hábitos que tornam o trabalho deles mais fácil

Jefferson Genari
Publicado em 22/06/2019 às 12:29Atualizado em 17/12/2022 às 21:53
Compartilhar

É comum lermos diversas notícias sobre empresas que sofrem com vazamento de informações, roubo de dados e até compartilhamento sem autorização de informações dos usuários com anunciantes. O que poucos sabem é que há formas de verificar se o seu e-mail, senhas, nome e data de nascimento, por exemplo, já estiveram circulando pela rede.

Há anos o site em inglês  have i been pwned?  reúne informações sobre ataques hackers e agora o Firefox também lançou uma plataforma em português. O Firefox Monitor. Acesse um dos endereços, digite seu e-mail e aguarde o resultado quase instantâneo. Tive dados divulgados, e agora?

É simples. Mude sua senha e, caso tenha utilizado ela para outras contas, mude elas também. Agora, crie senhas fortes. O sites dão algumas dicas: Use senhas diferentes para cada conta. Use um gerenciador de senhas para lembrar todas as suas senhas. Adicione uma camada extra de segurança com autenticação de dois fatores. Combine duas ou mais palavras não relacionadas. Mude letras para números ou caracteres especiais. Faça suas senhas com pelo menos 8 caracteres. Se possível, use de 12-15 caracteres. Inclua palavras incomuns apenas você saberia. Distribua vários números e caracteres em toda a sua senha. Não use padrões comuns como 111111, abc123 ou 654321. Crie senhas únicas e complexas para cada site.

Não é possível impedir que hackers tenham acesso aos seus dados, mas você pode evitar alguns hábitos que tornam o trabalho deles mais fácil. Eles querem obter dados do maior número possível de pessoas para que possam usá-las, revendê-las ou aproveitá-las para ganhar dinheiro. Tudo começa com a obtenção da sua senha.

Os efeitos na sua conta on-line podem não ser imediatos. Mas eles podem ser muito sérios. Alguns dados - como informações bancárias, números de cartões bancários, números de identificação emitidos pelo governo e números PIN - são valiosos porque podem ser usados para roubar a identidade da vítima ou retirar dinheiro. Endereços de e-mail e senhas também são valiosos porque os hackers podem testá-los em outras contas.

Através do roubo de identidade, os cibercriminosos podem abrir novos cartões de crédito ou solicitar empréstimos em seu nome. Ao obter suas informações financeiras, elas podem fazer compras ou retiradas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por