GERAL

Seminário no TSE marcará 10 anos de uso do Linux na urna eletrônica

Seminário é voltado a profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, servidores e colaboradores ligados à área e ao público geral

Publicado em 23/05/2019 às 23:19Atualizado em 17/12/2022 às 21:04
Compartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, no próximo dia 29, o seminário “10 anos do Linux na Urna”. O seminário é voltado a profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação, servidores e colaboradores ligados à área e ao público geral interessado no tema. Durante as Eleições Municipais de 2008, todas as urnas eletrônicas utilizadas na votação passaram a funcionar com o sistema operacional Linux. A medida representou um grande avanço, uma vez que todo o conjunto de software da urna foi reconstruído para o novo sistema operacional que seria utilizado a partir de então. 

O trabalho foi realizado pela Seção de Voto Informatizado, ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. Na ocasião, a equipe adaptou o chamado “kernel” do Linux e desenvolveu os drivers e bibliotecas, além de todos os aplicativos da urna. Todos os testes foram feitos por pessoas da própria equipe dedicadas a essa tarefa. A nova plataforma de software que passou a ser utilizada foi batizada de Uenux, uma junção de urna eletrônica com o Linux. A implantação do Uenux foi um marco para a Justiça Eleitoral, que passou a ter o domínio completo do software da urna. A novidade promoveu a estabilidade, a segurança e a auditabilidade que existem até hoje no sistema brasileiro de votação. 

Do ponto de vista mais amplo, o Uenux também representa um marco para a engenharia brasileira, na medida em que foi considerado, à época, o maior projeto de migração de software para Linux no Brasil. Isso porque foram cerca de 500 mil equipamentos que entraram em operação ao mesmo tempo, executando a mesma versão do software em todas as máquinas. O encontro da próxima semana servirá para marcar os 10 anos desse feito e promoverá a troca de experiências com a comunidade técnica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por