GERAL

Vazamento de amônia em fábrica da Sadia em Uberlândia mobiliza bombeiros

O vazamento foi contido pelos próprios funcionários e não houve vítimas

Publicado em 22/04/2019 às 08:52Atualizado em 17/12/2022 às 20:09
Compartilhar

Vazamento de amônia foi registrado na fábrica da BRF Foods em Uberlândia na noite de domingo (21). Informações do Corpo de Bombeiros dão conta que o vazamento foi contido pelos próprios funcionários e não houve vítimas. Em nota, a empresa explicou que, “no momento da ocorrência, apenas as equipes de manutenção e higienização operavam na unidade com cinco funcionários, os quais foram evacuados imediatamente, sem necessidade de realizar qualquer atendimento médico para esses colaboradores”. 

Engenheiro de segurança da empresa informou que os próprios funcionários contiveram o vazamento. Ainda de acordo com os militares, não houve atendimento a vítimas, mas pelo menos duas pessoas procuraram unidade de saúde com sintomas de intoxicação.

Polícia de Meio Ambiente informou que equipe vai até a empresa ainda nesta segunda apurar a situação. Vale lembrar que, por a amônia ser um gás tóxico, a corporação deveria ter sido acionada pela empresa, o que não ocorreu, segundo o capitão Jean Fabrício Pavão Ramalho, comandante da 9ª Companhia de Meio Ambiente da PM.

“Não recebemos nenhuma comunicação formal por parte da empresa. Fomos acionados pelos bombeiros que receberam várias ligações de moradores da região reclamando sobre o cheiro forte. Nesses casos a empresa deve avisar para a polícia, mesmo que resolva o problema de imediato. Reforçando que amônia é um gás tóxico”, explicou o militar.

A amônia é usada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, entre outros. A substância pode ser usada em fertilizantes. 

Em nota, a BRF informou que "o incidente ocorrido em sua unidade de Uberlândia (MG) na noite de domingo (21), onde houve um pequeno vazamento de amônia, foi prontamente controlado. No momento da ocorrência, apenas as equipes de Manutenção e Higienização operavam na unidade com cinco funcionários, os quais foram evacuados imediatamente, sem necessidade de realizar qualquer atendimento médico para esses colaboradores. A investigação do evento está sendo conduzida por um time técnico e especializado, e as atividades da unidade foram retomadas após garantia da segurança das pessoas e das instalações.

*Com informações do G1

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por