GERAL

Alta da gasolina este ano é superior à do óleo diesel

Desde janeiro, os preços da gasolina nas refinarias acumulam um aumento de 30%

Publicado em 20/04/2019 às 11:01Atualizado em 17/12/2022 às 20:07
Compartilhar

A ameaça de greve dos caminhoneiros joga os holofotes na alta preço do diesel. Enquanto isso, o preço da gasolina aumenta a passos largos. Em 2019, o reajuste da Petrobras para o combustível vendido nas refinarias chega a quase 30%, enquanto o do diesel soma 24%. Contudo, o impacto total desses reajustes ainda não foi sentido completamente pelos consumidores, uma vez que distribuidoras estão absorvendo parte desse aumento. Além disso, a Petrobrás não repassou integralmente os ajustes da cotação do petróleo no mercado internacional.

Para compensar integralmente a paridade internacional, só nos últimos 30 dias a Petrobras deveria ter elevado em R$ 0,18 e não em R$ 0,11 o preço do litro da gasolina. “Nesse período, a cotação internacional subiu 11% e a Petrobrás reajustou a gasolina em 6%”, explicou o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, ao Estadão.

A decisão das distribuidoras em absorver parte do reajuste tem poupado os motoristas, mesmo que nem sempre percebamos na prática, com os preços altíssimos nos postos de combustíveis. No primeiro trimestre, o aumento nas bombas de gasolina nos postos foi de apenas 0,7%, ante uma alta de 20,2% nas refinarias no mesmo período, segundo dados da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural).

Dados do IBGE mostram que a alta da gasolina começou a pesar mais no bolso do consumidor este ano a partir de março, quando foi responsável por 16% da inflação de 0,75% registrada pelo IPCA. O produto é o terceiro item que mais afeta o orçamento das famílias brasileiras, atrás apenas da refeição consumida fora de casa e do custo do empregado doméstico.

*Com informações do Estado de S. Paulo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por