JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Cuidado! Novo golpe circula pelo WhatsApp nesta Páscoa

Criminosos prometem caixas gratuitas de chocolate

20/04/2019 - 08:21:34. Última atualização: 20/04/2019 - 08:27:46.

Como de costume em grandes feriados, um novo golpe circula pelo WhatsApp. O feito foi descoberto pela empresa de tecnologia "dfndr lab", braço de segurança digital da PSafe.

Criminosos utilizam o nome da marca Garoto para enganar a população, prometendo a distribuição de uma caixa de chocolate gratuita caso a pessoa responda um quiz corretamente. Tanta gostosura assim não viria de graça.

Ao clica no link, o usuário é redirecionado a uma página de perguntas relacionadas ao 50º aniversário da Garoto. No fim, a pessoa é induzida a realizar downloads em páginas suspeitas e obrigada a compartilhar o golpe com seus contatos para receber o suposto prêmio gratuito.

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, afirma que os cibercriminosos costumam aproveitar as datas comemorativas para lançar golpes temáticos, para obter maior poder de viralização, por isso, é preciso se manter atento. Além de ter dados pessoais acessados, o aparelho celular, ou computador, pode ser comprometido com arquivos maliciosos.

Como saber se uma promoção é verdadeira
Verifique com a empresa que está promovendo a ação se há algo publicado em seu site ou redes sociais. Promoções de empresas grandes ou muito conhecidas costumam ser auditadas pela Caixa Econômica Federal. Desconfie de links estranhos ou que não estejam sendo divulgados oficialmente.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia