GERAL

MEC suspende portaria sobre mudanças no ensino fundamental

A portaria havia sido publicada na segunda-feira (25), determinando que o Saeb

Publicado em 26/03/2019 às 12:06Atualizado em 17/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Foto/reprodução

O MEC (Ministério da Educação) voltou atrás e decidiu suspender a portaria que determinava a desistência da avaliação do nível de alfabetização de crianças brasileiras do 2º ano do ensino fundamental. A decisão foi assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, e publicada nesta terça-feira (26) no DOU (Diário Oficial da União).

A portaria havia sido publicada na segunda-feira (25), determinando que o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) avaliasse todas as escolas públicas e uma amostra das escolas privadas, que oferecem 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª e 4ª série do Ensino Médio.

A decisão contraria o que já havia sido anunciado em 26 de dezembro, ainda na gestão do governo do presidente Michel Temer (MDB). No ano passado, o governo decidiu que passaria a verificar a alfabetização aos 7 anos de idade (2º ano do ensino fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro de 2019, porém a portaria exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. Elas também não farão os exames de Matemática.

Segundo a portaria, o Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira) teria até junho de 2021 para publicar o Relatório Analítico sobre a Qualidade da Educação Básica a partir das evidências do SAEB 2019. O Inep é o responsável pela aplicação das provas e, conforme solicitação da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, foi adiada para o Saeb 2021, quando as escolas de todo país tiverem implantado a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e estiverem ajustadas às políticas de alfabetização propostas pela referida Secretaria.

Sem avaliação neste ano, não é possível comparar se as crianças de 7 anos apresentaram melhora ou piora na alfabetização. As duas últimas avaliações ocorrem em 2014 e 2016.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por