GERAL

Justiça não reconhece Higino como filho de Chico Xavier

Eurípedes garante que não há interesse patrimonial, uma vez que os bens deixados por Chico Xavier foram doados ou transmitidos via testamento

Marconi Lima
Publicado em 21/03/2019 às 22:26Atualizado em 17/12/2022 às 19:13
Compartilhar

 

Eurípedes Higino foi criado por Chico Xavier desde a infância, tendo eles uma forte relação afetiva e de confiança (Foto/Arquivo/Jairo Chagas)

Juíza Andreísa Alvarenga Martinoli Alves negou pedido de Eurípedes Humberto Higino dos Reis, de ação declaratória de reconhecimento de filiação socioafetiva, em desfavor do espólio/sucessores de Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier).

Na ação, Eurípedes alega que desde 1957 convivia semanalmente com o médium Chico Xavier. Diz ainda que aos 15 anos o médium solicitou à mãe biológica de Higino que ele passasse a residir em sua casa sob seus cuidados e responsabilidade. A responsável teria concordado, pois havia um vínculo afetivo muito forte entre Chico Xavier e o jovem (à época).

Também na ação, Eurípedes garante que não há interesse patrimonial, uma vez que os bens deixados por Chico Xavier (morto em 2002) foram doados ou transmitidos via testamento. Em relação aos bens imateriais, nome, imagem e pertences pessoais do médium, Eurípedes alega que dá a destinação ao dinheiro conforme foi solicitado por Chico Xavier.

A ação correu em segredo de justiça. Em seu despacho, a juíza alegou que existe o reconhecimento do forte vínculo de afeto e confiança que existia entre Chico Xavier e Eurípedes Higino. Disse ainda, que em buscas por sites na internet, Higino é tratado como filho adotivo do médium. Porém, não houve por parte do médium, ao longo do período de convivência, nenhuma manifestação de reconhecimento de paternidade.

Citou inclusive, carta de Chico Xavier encaminhada para o jornalista Ney Bianchi, da extinta revista Manchete, em que diz que Eurípedes Higino não é seu filho, mas um amigo que lhe presta assistência em absoluto regime de gratuidade e humanitarismo. 

“Também, nas declarações de última vontade, firmadas pelo próprio punho pelo falecido, em 23/11/1976, refere-se ao requerente de forma carinhosa como ‘meu particular amigo e que reside em minha companhia desde a infância’, porém não o chama de filho”. 

A juíza conclui que Eurípedes Higino foi criado por Chico Xavier desde a infância, tendo eles uma forte relação afetiva e de confiança, mas isso não implica no reconhecimento de parentalidade socioafetiva.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por