GERAL

Jovens caem no endividamento por falta de planejamento

Pesquisa aponta que o número de jovens inadimplentes ultrapassa os 12 milhões

Publicado em 20/03/2019 às 14:54Atualizado em 17/12/2022 às 19:11
Compartilhar

Foto/reprodução

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que 46% dos jovens brasileiros, entre 25 e 29 anos, estão inadimplentes. Entre os que têm idade entre 18 e 24 anos, a proporção é de 19% - somados, eles representam cerca de 12,5 milhões de pessoas.

Mesmo que com menor pressão financeira, o endividamento entre jovens acontece porque muitos não questionam o custo do crédito. Geralmente, também são jovens mal informados mas que estão sempre dispostos a pagar, sem contudo, terem dimensão das consequências da inadimplência.

"Nessa idade, existe a necessidade de inclusão, que faz com que eles extrapolem. Entretanto, na maioria das vezes, agir de forma impulsiva não parte da sua vontade consciente, é a forma que seu cérebro funciona. Imagine que um jovem nunca desenvolveu o hábito de poupar. Por mais que ele saiba que precisa, não fará isso. Porque por mais que ele tenha conhecimento racional, age emocionalmente", explicou Zaira Vasconcelos, coaching empresarial especializada em finanças.

O perfil dos jovens endividados é bem característico, de acordo com a coaching. Geralmente, eles estão entrando no mercado de trabalho. "Nesse momento, a sedução do mercado financeiro é muito grande. E ainda existe o pensament Se eu posso comprar parcelado agora, por que juntar dinheiro para comprar daqui a um mês?". Segundo Zaira, para mudar essa realidade, é necessário investir em educação financeira nas escolas desde o primeiro ano do ensino fundamental. "É necessário que exista também a parceria família e escola", conclui.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por