GERAL

Ministério Público abre canal para denúncias relacionadas à boneca Momo

Momo supostamente aparece em vídeos do YouTube Kids e ensina crianças a cortar os pulsos

Publicado em 20/03/2019 às 08:47Atualizado em 17/12/2022 às 19:11
Compartilhar

Reprodução

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou procedimento de investigação sigiloso para apurar possíveis crimes virtuais envolvendo a figura da boneca Momo. Foi criado um e-mail para denúncias: [email protected].

Há diversos relatos de aparição da macabra boneca no meio dos vídeos do YouTube Kids, plataforma criada exclusivamente para os pequenos, quando Momo aparece repentinamente dando instruções, em inglês, de como cometer suicídio. Isso durante vídeos “normais”, em que crianças fazem slime ou episódios de desenhos.

Além de a mensagem de voz da Momo ensinar como cortar os pulsos com diversos objetos que certamente estão presentes em casa, há também imagens demonstrando o ato, fazendo com que se torne facilmente imitável pelas crianças. O YouTube Brasil, contudo, disse que a Momo não foi encontrada por sua equipe no conteúdo da plataforma.

Sobre o desafio Mom não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie. — YouTube Brasil (@YouTubeBrasil) 15 de março de 2019

Como o processo é sigiloso, o MPMG não confirmou se houve casos em Minas Gerais. No entanto, a mãe de um garotinho de apenas cinco anos contou à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que conseguiu, por pouco, impedir que ele cortasse a língua nessa segunda-feira (18). Ela relatou que o comportamento do menino mudou muito nos últimos 30 dias: ele estaria mais desobediente, tendo atitudes violentas e com muito medo na hora de dormir. Ela acredita na relação com a história da boneca Momo.

A emissora teve acesso a áudio em que o garoto, ao lado da mãe, conta para a psicóloga o que aconteceu. Ele diz que uma boneca “feia” mandou ele fazer várias coisas, entre elas quebrar as coisas. Em um dos trechos, ele relata: “tá mandando pegar um copo e quebrar a casa toda, ‘regassar’ a casa, quebrar a geladeira, o forninho, o micro-ondas quebrar tudo aqui em casa”. O menino conta que a boneca já apareceu em vários vídeos, inclusive do youtuber Lucas Neto, que faz sucesso entre as crianças.

Momo. A personagem conhecida como Momo foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, e tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro. Ela ficou famosa ainda em 2018, quando surgiu o Desafio Momo nas redes sociais, incitando usuários a entrarem em contato com a entidade. Várias mortes ao redor do mundo foram associadas a Momo. Em um dos vídeos que a rádio Itatiaia teve acesso, a boneca se apresenta, ensina onde a criança pode adquirir objeto cortante, como faca ou estilete, e ordena que pressione o mais forte que conseguir contra os pulsos. “Se doer, não pare. Você precisa ser bravo para a Momo”. Na sequência, a boneca faz uma ameaça: “Se você não fizer isso, a Momo te pega enquanto você dorme”.

Recomendações. Para evitar riscos com esses tipos de games, o MP relacionou algumas ações para uso seguro da internet:

• Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem

• Demonstre interesse pela rotina dele

• Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis

• Dialogue e atraia a confiança de seu filho

• Evite que ele fique muito tempo na internet

• Deixe o computador em um local comum e visível da casa

• Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais

• Denuncie qualquer suspeita ao #MPMG: [email protected]

*Com informações do Estado de Minas e da rádio Itatiaia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por