GERAL

Equipe coordenada por pesquisador da UFMG descobre tumba inexplorada no Egito

Sete múmias foram encontradas no local

Publicado em 18/03/2019 às 14:47Atualizado em 17/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Corredor principal da Tumba Tebanas 123 (Foto Acervo/Projeto Amenenhet)

Expedição arqueologia coordenada por um pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriu uma tumba inexplorada na cidade de Luxor, no Egito. O espaço foi encontrado abaixo do mausoléu Tebana 123, que já estava sendo estudado pelo grupo.

“Essa nova tumba foi construída 600 anos depois da que a gente estava explorando. A gente desconfia que ela pertença ao chamado Terceiro Período Intermediário, ainda época dos faraós, mas um período mais simples”, disse o professor José Roberto Pellini, do Departamento de Antropologia e Arqueologia da universidade, coordenador da expedição, ao G1 Minas.

Foram encontrados sete indivíduos mumificados. Eles estavam em cestos de vime e os arqueólogos acreditam que sejam todos da mesma família. Uma das curiosidades que chamou a atenção dos pesquisadores é que foram encontrados indícios do século XVIII na tumba.

“A gente suspeita que um arqueólogo daquela época tenha entrado na tumba, coberto as múmias e depois saído. O interessante é que não há registro de algum trabalho feito nesta tumba”, falou Pellini.

A descoberta aconteceu durante expedição em janeiro e fevereiro, cujo intuito era explorar a tumba Tebala 123, ainda não estudada. Agora, o grupo retornará a Luxor no fim do ano para trabalhar na parte interna do mausoléu e também no espaço recém-descoberto. Os arqueólogos vão explorar a sala anexa à câmara funerária, que tem cerca de 12 metros quadrados e pé direito de 5 metros.

A Tumba Tebana 123 é de Amenenhet, sacerdote que ocupava diversos cargos, entre os quais o de contador de pães, que eram distribuídos como parte dos salários no Egito Antigo. O nobre serviu ao faraó Thutmosis III, da 18ª Dinastia, por volta de 1.800 a.C.

Programa Arqueológico Brasileiro no Egito (Bape)/Divulgação

Expedição coordenada por pesquisador da UFMG descobriu tumba inexplorada na cidade de Luxor, no Egito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por