GERAL

Produtores participam de encontro sobre a Pitaya

Cerca de 220 produtores estiveram no Sindicato Rural para aprender mais sobree a cultura

Marconi Lima
Publicado em 17/03/2019 às 18:50Atualizado em 17/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Aproximadamente 220 produtores rurais da região participaram do I Encontro dos Produtores de Pitaya, evento que aconteceu no Sindicato Rural de Uberaba (SRU). A fruta, que é popularmente chamada de fruta-dragão por causa da sua aparência, é originária do México e de países da América Central e, devido a boas perspectivas de mercado, a pitaya ganhou espaço no Brasil.

O presidente do SRU, Romeu Borges, disse que o evento pode ser o pontapé inicial para impulsionar a produção da fruta em Uberaba. Ele avalia ainda que esta cultura é uma oportunidade de permanência do pequeno produtor no campo, por ser de alto valor agregado e que tem uma boa tendência de ser desenvolvida pela Agricultura Familiar.

Em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste, já é possível encontrar lavouras, mas, ainda existe um mercado a ser conquistado para quem quer investir na cultura.

Os participantes tiveram palestras sobre diversos temas como Produção de Pitayas na Região Oeste de São Paulo; importância de Nutrientes Especiais na Agricultura; novas variedades, viabilidade produtiva e atributos para o mercado e avaliação sensorial de novas variedades e híbridos de pitayas.

Pesquisas indicam que a pitaya tem baixa caloria e, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar. Inclusive, sua propriedade termogênica se destaca, potencializando a queima de gordura favorecendo o emagrecimento.

Como é rica em fibras, vitamina B, C e zinco, é uma aliada no reforço do sistema imunológico, além de auxiliar na redução do colesterol.

A pitaya também concentra substâncias como os flavonoides, considerados antioxidantes, o que quer dizer que ajudam a minimizar os danos provocados por radicais livres a nossas células.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por