GERAL

Facebook terá filtro para combater vazamento de conteúdo íntimo

O objetivo é detectar o conteúdo impróprio antes mesmo de ele ser denunciado, tanto fotos e legendas serão analisadas

Publicado em 16/03/2019 às 12:24Atualizado em 17/12/2022 às 19:03
Compartilhar

A rede social lançou um ferramenta de IA (inteligência artificial) que deve ser uma grande aliada no combate ao vazamento de fotos íntimas. Estima-se que as mulheres são as maiores vítimas do vazamento de conteúdo íntimo intencional, conhecido como "revange porn", quando, por exemplo, um ex-namorado compartilha fotos ou vídeos com o intuito de denegrir ou ameaçar uma mulher.

Este filtro pode identificar conteúdos em que haja pessoas seminuas. Antes dessa ferramenta, imagens e vídeos de indivíduos que não estavam totalmente nus não eram detectados. Agora, o conteúdo será sinalizado e enviado a um moderador humano, da equipe do Facebook, para revisão.

Até o momento, os usuários do Facebook e do Instagram tinham de denunciar a "revenge porn". A companhia de Mark Zuckerberg espera que o novo sistema dê maior respaldo às vítimas ao sinalizar as ofensas antes mesmo de elas o fazerem.

Um relatório da The Associated Press diz que a tecnologia analisa tanto as imagens quanto as legendas. Assim, um "texto depreciativo ou vergonhoso" sinaliza que, provavelmente, "alguém enviou a foto para constranger ou se vingar de outra pessoa".

Ainda em 2019, a empresa já esteve no centro de vários escândalos por não proteger dados pessoais adequadamente. O Facebook diz que está ciente das críticas e quer "esclarecer o processo e as salvaguardas".

 *Com dados do olhardigital

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por