GERAL

Bombeiros detectam movimentação de rejeito em barragem de Brumadinho

Alteração foi observada por meio de um radar de solo; Bombeiros usam drone para verificar a situação

Publicado em 18/02/2019 às 09:04Atualizado em 17/12/2022 às 18:16
Compartilhar

Foto/Divulgação Corpo de Bombeiros

O trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros precisou ser reduzido em Brumaidnho na manhã desta segunda-feira (18), em decorrência de uma movimentação do rejeito remanescente na estrutura destruída pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em 25 de janeiro. 

De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, que atua na missão e é o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba, pela segurança das equipes, os bombeiros foram remanejados para outras áreas. “O radar de monitoramento de solo detectou uma movimentação significativa em uma pequena parte do rejeito remanescente da barragem B1, que foi acidentada no dia 25. É uma movimentação que atingiria, em princípio, apenas uma região da ITM [instalação de tratamento de minério]. Então, por uma questão de protocolo, vamos suspender temporariamente as buscas e demolição naquela área e assim que tivermos melhor definição da acomodação do rejeito remanescente às buscas na ITM serão retomadas”, afirma, salientando que as outras áreas estão liberadas e com equipes realizando as tarefas.

Neste domingo (17), os militares deram início à ação de demolição da estrutura colapsada da instalação de tratamento de minério (ITM), o que permitiria a chegada aos locais até então inacessíveis.

Anderson Passos afirma que serão lançados observadores para informar eventuais deslocamentos. “Até que seja possível dimensionar essa situação em razão da chuva de ontem, estamos decolando drone para observação visual. Busca bastante restrita no momento”, informou o tenente.

Às 10h13, o tenente-coronel confirmou à reportagem que a situação foi normalizada. “A equipe da geotecnia nos informou que a acomodação do rejeito foi constatada. Ou seja, as operações podem retomar com o mesmo nível que estavam anteriormente”, esclareceu, afirmando que a região da ITM que havia sido suprimida, será retomada, com operação de desmontagem e buscas em toda a área. "Nós continuamos com o tempo instável, com possibilidade de chuva, pancadas isoladas e a visibilidade será alterada a cada momento”, justificou.

Durante o fim de semana dois corpos e três fragmentos foram localizados pelos bombeiros. Até agora, foram 166 mortes confirmadas na tragédia em Brumadinho. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por