JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Área perto de barragem da Vale é evacuada em Nova Lima

Governo de Minas emitiu comunicado oficial informando sobre a medida preventiva

17/02/2019 - 00:00:00. Última atualização: 17/02/2019 - 14:40:29.

Foto/Reprodução/Arte/Soraia Piva

Cerca de 200 pessoas foram retiradas de uma área próxima a uma barragem da Vale em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada na noite deste sábado (16) pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a ação já está em andamento no centro de Macacos, distrito do município.

Em nota encaminhada à imprensa, o Governo de Minas afirma que todas as forças de segurança, de fiscalização e de prevenção do Estado estão mobilizadas, no local, prestando o atendimento necessário. "O governador Romeu Zema já exigiu da mineradora medidas efetivas de segurança, logo após o alerta emitido no distrito de Macacos, com o objetivo de evitar que tragédias, como as que ocorreram em Brumadinho e Mariana, se repitam", garante.

Ainda conforme a nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu uma notificação oriunda da mineradora Vale informando que a empresa responsável por atestar a estabilidade das barragens B3 e B4, pertencentes à Mina Mar Azul, localizada no município de Nova Lima e de sua propriedade, não atestou a estabilidade das referidas barragens.

"Foi solicitado pela Defesa Civil de Minas Gerais à Agência Nacional de Mineração (ANM) uma vistoria técnica in loco nas barragens, estando disponível todo o aparato logístico que se fizer necessário para celeridade da ação. As barragens se encontram com nível de emergência classificado com o grau 2 e, por este motivo, em caráter preventivo e a fim de buscar a redução do risco de desastres no local, está ocorrendo a evacuação da área do mapa de inundação (dam break - possível área de alagamento na hipótese de rompimento das barragens)", explica a nota.

A Defesa Civil de Minas Gerais, em cumprimento ao previsto no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), está coordenando a evacuação das pessoas que se encontram na área de risco. Serão evacuadas 49 casas que estão situadas nesta área. Segundo o governo, as ações estão sendo operacionalizadas pela empresa responsável pelas barragens e acompanhadas por equipes da Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Defesa Civil Municipal.

De acordo com o governo, as pessoas que estão sendo retiradas da área de risco estão sendo encaminhadas para o Centro Comunitário Macacos, próximo à Igreja de Macacos, localizado à rua Dona Maria da Gloria 711. Os moradores que residem na área de risco devem se dirigir ao ponto de encontro munidos de documentos pessoais e comprovante de residência, onde serão cadastraras, receberão as orientações e serão alocados em hoteis da região.

"Esclarecemos a todos que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atua de forma preventiva visando reduzir os riscos de desastres. Desta forma, informamos que não houve rompimento das barragens B3 e B4, no município de Nova Lima e que a evacuação das áreas do mapa de inundação possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens supracitadas", garante. 

*Com informações do Estado de MInas

Confira os vídeos:

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia