JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Barragens de rejeitos em Paracatu serão investigadas

Ministério Público vai averiguar a segurança do maior complexo de barragens de rejeitos do país, no noroeste de Minas

11/02/2019 - 07:45:03. Última atualização: 11/02/2019 - 07:58:10.

Reprodução/Youtube

Paracatu tem o maior volume de reservatórios de mineração de Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais informou a instauração de processo investigativo do complexo de barragens de rejeitos em Paracatu, cidade que fica no Noroeste de Minas; o complexo é considerado o maior do país e fica no distrito de Machadinho. 

O procedimento foi instaurado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Bacias dos rios Paracatu, Urucuia e Abaeté. O sistema integra as operações de mineração de ouro e, segundo o Ministério Público, o sistema tem licenças de instalação e funcionamento aprovadas pelo Estado de Minas Gerais

Em Paracatu é utilizado o sistema de Jusante, onde a barragem cresce apenas sobre ela mesma, na direção da corrente dos resíduos, o que melhora a estabilidade da estrutura.

As barragens da Kinross em Paracatu estão na lista das estruturas que devem passar por uma fiscalização imediata, em razão de estarem enquadradas com Dano Potencial Associado (DPA) alto, casos em que há dano causado em situação de acidente ou rompimento, de acordo com as infraestruturas e populações localizadas abaixo da barragem.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia