JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Onze locais registram aumento da produção industrial, aponta IBGE

Alguns estados registraram variação negativa, incluindo Minas Gerais com recuo de 1%

11/02/2019 - 00:00:00. - Por Agência do Rádio

Foto/Reprodução

A produção industrial aumentou em 11 dos 15 locais pesquisados em 2018. Os dados constam na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada na sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados do Pará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pernambuco e Santa Catarina apresentaram os avanços mais significativos, variando de 4% a 9,6%. Já localidades como Paraná e Rio de Janeiro registraram crescimento de 1,8%, acima da média da indústria no ano, que é de 1,1%.

São Paulo e Bahia ficaram com 0,8%. Ceará registrou 0,4% e a região Nordeste 0,2%. Apesar do crescimento, os índices ficaram abaixo da média da indústria, variando de 0,8% a 0,2%.

Alguns estados registraram variação negativa. Goiás teve redução de 4,5%, Minas Gerais e Mato Grosso recuo de 1%, e Espírito Santo queda de 0,9%.

De acordo com o IBGE, o aumento da produção da indústria foi proporcionado pela expansão dos setores de bens de capital, como transportes, construção e agrícolas; o setor de bens intermediários, que inclui, por exemplo, minérios de ferro, celulose e óleo diesel; e os setores de consumo duráveis, que entram automóveis e eletrodomésticos, e o de bens de consumo semi e não-duráveis, como carne de bovinos, medicamentos e produtos de perfumaria. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia